Acessórios para banheiro: como escolher e limpar para deixar o banheiro lindo

O banheiro é dos cômodos que influenciam diretamente na saúde dos moradores e é por isso que limpeza e organização fazem a diferença. Vem com a gente conferir como facilitar seu dia a dia neste ambiente
Acessórios para banheiro: como escolher e limpar para deixar o banheiro lindo

Os acessórios de banheiro são detalhes que fazem toda a diferença no visual e na funcionalidade deste cômodo.

E aqui estamos falando dos mais diversos acessórios: desde aqueles escolhidos junto com os metais do banheiro, como porta-toalha, porta-papel higiênico, porta-shampoo – até aqueles que ficam na bancada para organizar sabonete, escovas de dentes etc.

Neste artigo, vamos conferir algumas dicas de como escolher e de como limpar esses acessórios e deixar seu banheiro lindo!

Acessórios para banheiro: para que servem?

Os acessórios de banheiro são, antes de tudo, funcionais. Servem para organizar os itens que costumamos ter no banheiro. Por exemplo, pendurar as toalhas, colocar papel higiênico, apoiar sabonetes e shampoos, lixeira, suporte para escovinha de limpeza, entre outras funções.

Além disso, é possível ter acessórios decorativos no banheiro, como velas aromáticas, vasinhos de plantas ou terrários.

Quando em harmonia entre si e com os metais fixos de banheiro (como torneiras e misturadores), os acessórios do banheiro também ajudam a imprimir personalidade à decoração do cômodo.

Como escolher acessórios de banheiro?

Lembre-se que o banheiro é um local úmido e leve isso em consideração na hora de escolher seus acessórios de banheiro.

Caso você esteja reformando um banheiro, investir em metais com material de qualidade, como aço inoxidável ou cromado, ajuda a evitar o aparecimento de ferrugem e mofo – ou que se quebrem com facilidade. Isso vale para ganchos de toalhas, porta-shampoo, lixeiras e porta-papel higiênico.

Acessórios em plástico rígido também são uma boa opção e costumam ser mais econômicos. O importante aqui é manter a harmonia entre os acessórios.

Isso não significa que devam ser todos necessariamente da mesma linha ou da mesma cor. Mas que “conversem” entre si, se complementando.

Por exemplo, uma torneira rosé gold linda pode ficar deslocada em um banheiro onde os outros registros e metais e acessórios são cromados ou de plástico. Porém, se você gosta da cor, e não pretende mudar todos os acabamentos do banheiro, pode apostar em um kit de bancada que dialogue com outros enfeites de prateleira.

Aliás, acessórios de banheiro pintados requerem atenção especial para o risco de descascarem. Se sua opção for por metais e acessórios pintados de preto, dourado ou rosé gold, por exemplo, evite usar produtos e materiais abrasivos na hora da limpeza, pois com o tempo podem acabar removendo a tinta.

5 acessórios para banheiro para investir

Agora, mesmo que uma reforma total não esteja nos planos, é possível dar um up na decoração do banheiro com a escolha de bons acessórios. Confira as dicas:

1. lixeira: sim, você vai olhar para ela muitas vezes ao longo do dia. Por que não investir em uma lixeira bonita? Você pode optar por uma que combine com a escovinha de limpar o vaso sanitário e com o porta papel-higiênico, por exemplo.

2. cesto de roupa suja: se o local da roupa suja na sua casa é o banheiro, que ele orne com a decoração também! O cesto também pode entrar no mesmo padrão de cores da lixeira ou de algum dos demais acessórios – como cestos onde você armazena toalhas ou papéis extras..

3. acessórios de banheiro com ventosa: eles são ótimos para imóveis alugados, onde não se pode fazer furos nos azulejos. Aqui existem desde porta-shampoos, porta-escovas de dente com ventosa, até ganchos para fixar na porta e pendurar roupas ou toalhas extras. Também vale a sugestão de escolher tons que conversem com a decoração atual do banheiro.

4. acessórios de bancada de banheiro: o kit básico inclui dispenser de sabonete líquido, suporte para sabonete em barra e porta-escova de dentes. A dica para a hora da compra é observar se o bico do dispenser foi feito com material de qualidade (se não ele enferruja logo, logo). Além disso, olhe a abertura do porta-escovas – que precisa ser lavado com frequência, já que acaba acumulando água (tem abertura embaixo para escorrer a água, cabe uma escova ou esponja para limpeza?).

5. acessórios de decoração para banheiro: para complementar seu kit, potinhos para guardar algodão e cotonete são uma boa pedida. Além disso, se sua bancada tiver espaço, ou você tiver prateleiras superiores, pode apostar em porta-velas ou vasinhos de planta combinando. Um raminho de hortelã num vidrinho com água pode dar um charme e aroma especiais ao banheiro.

Como limpar acessórios para banheiro?

O tempo, a poeira, gotinhas de sabão e até mesmo o vapor do banho contribuem para a oxidação e desgaste dos acessórios. Já o acúmulo de água com sabão pode deixar as superfícies mais grudentas ou com limo, além de corroer os metais mais frágeis.

Por isso, a limpeza total do banheiro deve ser feita pelo menos uma vez por semana. E os acessórios devem fazer parte desse ritual para manter sua durabilidade. É importante ainda manter as superfícies secas no dia a dia para evitar a corrosão ou o acúmulo de limo.

Uma dica para ajudar no dia a dia é ter uma toalhinha dobrada com esse fim sobre a bancada, ou um pano perfex multiuso limpo e seco perto da pia. Que tal um ganchinho discreto abaixo da pia?

No dia da limpeza geral não esqueça: saboneteiras e porta-escovas de dentes podem ser lavadas com esponja macia e detergente. Seque bem antes de colocar no uso novamente.

As escovas de limpeza do vaso sanitário devem ser colocadas de molho em desinfetante. Uma dica é preparar a solução do molho na própria lixeira quando você retirar o saco de lixo, aí já remove as bactérias e odores dos dois acessórios de banheiro ao mesmo tempo.

Depois, despeje a água com desinfetante que sobrar no próprio vaso sanitário. Seque a lixeira antes de colocar um novo saco.

Para deixar os metais brilhando, você pode aplicar o Multiuso cremoso Ypê Premium. Se quiser mais praticidade, borrifar o limpador multiuso Ypê com álcooll e em seguida passar o pano seco já garante o brilho. Outra opção é utilizar uma pasta com bicarbonato de sódio e vinagre aplicada com uma esponja macia, ou escovinha para reentrâncias. Mas atenção para os acessórios pintados: nesses casos, opte apenas pelo sabão neutro com esponja macia para preservar a pintura.

Agora que você já entende mais sobre acessórios de banheiro, que tal ver mais dicas de decoração de banheiros?

Você achou esse artigo útil?

Acessórios para banheiro: como escolher e limpar para deixar o banheiro lindo