Água sanitária: tudo o que você precisa saber sobre esse produto

Água sanitária é um produto essencial em toda casa bem cuidada. Entenda aqui como usá-la corretamente e outras curiosidades.
Água sanitária: tudo o que você precisa saber sobre esse produto

A água sanitária é um produto bactericida poderosíssimo. É muito versátil para a limpeza profunda da casa: pode ser utilizada no banheiro, na cozinha, em pisos, em azulejos e para desinfecção de superfícies em geral. 

A fórmula da água sanitária tem como componente ativo principal o hipoclorito de sódio (NaClo), com uma porcentagem de 2,5% de cloro ativo, mais água potável. 

Para ter eficiência na hora de utilizar água sanitária o segredo está na quantidade: misture sempre ½ copo (100 ml) de Água Sanitária para cada 10 litros de água.   

Ainda tem muito mais para saber sobre esse produto coringa na limpeza da casa! Continue com a gente. 

Água sanitária, alvejante e desinfetante: qual é a diferença? 

É muito comum que as pessoas confundam esses três produtos. Vamos lá: 

Toda água sanitária é um alvejante, mas nem todo alvejante é água sanitária, como explicamos aqui. Clique para entender melhor! 

O mesmo acontece com o desinfetante. Considerando que desinfetar significa purificar, toda água sanitária é um desinfetante, mas nem todo desinfetante é água sanitária. 

Os alvejantes e os desinfetantes podem ter corantes e fragrâncias, ao contrário da água sanitária, que é essencialmente feita à base de cloro. 

Essa é a diferença principal. Outra distinção está na aplicação, pois a água sanitária e o alvejante podem ser utilizados em tecidos, mas os desinfetantes agem melhor na limpeza da casa. 

Onde não utilizar água sanitária 

Embora seja multifuncional, a água sanitária não deve ser aplicada em alguns materiais.  

Por ser um produto oxidante e corrosivo, não deve ser utilizado em metais. Não só pela oxidação, mas também pelo potencial inflamável que as duas substâncias têm quando entram em contato. 

O plástico é outro material que merece atenção, já que a água sanitária pode desgastá-lo com o tempo. 

Ainda, alguns tecidos não suportam a água sanitária, como a seda e o couro, por exemplo. Sempre leia a etiqueta da roupa antes de lavá-la e não utilize a água sanitária se houver o símbolo do triângulo com um X. 

Quais são os cuidados na hora de mexer com água sanitária? 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/06145944/agua_sanitaria_em_casa-scaled.jpg

A cautela é imprescindível no uso da água sanitária. Um dos cuidados principais é não misturar a água sanitária com outros produtos químicos, pois o resultado pode ser tóxico e até mesmo anular o efeito do produto. Apenas misture com água, combinado? 

Ah, mantenha sempre este produto longe de crianças e animais. 

Em termos de conservação do produto, você sabia que a água sanitária se decompõe na presença de luz e de calor? Por isso é importante que ela fique sempre armazenada dentro de sua embalagem original. 

E, por falar em embalagem, é lá que você encontra todas as informações necessárias para ter cuidado na hora de mexer com água sanitária e proteger a sua saúde, como precauções e advertências. Portanto, leia atentamente o rótulo antes de usar o produto. 

Outro cuidado importante é usar luvas de borracha sempre que suas mãos tiverem contato direto com a água sanitária, pois ela pode causar alergias cutâneas. 

Além de ser nociva para a pele, a água sanitária também pode causar alergias respiratórias e irritação nos olhos. 

Esclarecemos abaixo como proceder nesses casos e em outras situações. 

9 dúvidas sobre água sanitária respondidas 

A água sanitária faz parte da rotina de limpeza de qualquer casa e, justamente por isso, gera muitas dúvidas em sua utilização. Existem muitos palpites sobre seu uso e muitos mitos também.   

Vamos entender mais sobre suas aplicações e cuidados? 

Caiu água sanitária no olho. O que fazer? 

Se a água sanitária tiver contato com os olhos, evite esfregá-los para não espalhar o produto sem querer pela região ocular. Lave abundantemente em água corrente por 10 minutos. Utilize água filtrada, de preferência.   

Em seguida, procure uma unidade de saúde com pronto atendimento ou um oftalmologista para obter ajuda profissional. 

O que fazer quando inalar água sanitária? 

Se a inalação de água sanitária acontecer em ambiente fechado, saia do local imediatamente e vá para um espaço bem ventilado. Ao menor sinal de mal-estar, procure ajuda médica em uma unidade de saúde com pronto atendimento. 

Usar água sanitária para lavar alimentos faz mal? 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/06145932/agua_sanitaria_higienizar_alimentos-scaled.jpg

A água sanitária pode ser utilizada para lavar frutas, verduras e legumes, desde que a higienização seja feita da maneira correta. Dilua uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água potável e coloque os alimentos de molho por 30 minutos. Para finalizar, enxague abundantemente. 

A água sanitária mancha roupa branca?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/06145937/agua_sanitaria_roupas_brancas-scaled.jpg 

A água sanitária é um dos produtos mais indicados para lavar roupas brancas. Contudo, é preciso atenção, primeiro, porque a peça deve ser totalmente branca, e não bege ou branco pérola, por exemplo. Segundo, a água sanitária em excesso pode danificar tecidos finos, por isso, esfregue a peça delicadamente na hora da lavagem. 

Existe água sanitária para roupa colorida? 

Não. O cloro presente na água sanitária causará manchas nas peças tingidas, portanto, para a lavagem desse tipo de roupas é indicado o uso de um bom lava roupas ou um tira-manchas. 

Água sanitária com açúcar funciona na lavagem de roupas? 

Este truque caseiro ganhou fama na internet, mas não há explicação científica que comprove sua eficácia. Nesse caso, o açúcar é utilizado para reduzir o efeito da água sanitária, tornando-a menos abrasiva, mas para esse efeito, é preferível usar água potável normalmente. 

Como usar água sanitária para desinfecção? 

Na hora de utilizar água sanitária para a desinfecção de superfícies, misture uma parte do produto em nove partes de água. Aplique sobre a região a ser limpa com um pano. 

É possível fazer água sanitária em casa? 

Se você deseja utilizar água sanitária, procure o produto em lojas e supermercados. Não tente fazer misturas com produtos químicos em casa, pois eles são perigosos e podem trazer danos à sua saúde.  

À primeira vista, pode parecer econômico fazer uma água sanitária com uma receitinha caseira. Mas garantimos que nenhuma economia vale mais do que a preservação do seu bem-estar. 

É possível fazer teste de gravidez caseiro com água sanitária?  

Não. Apenas os testes de farmácia e os exames de sangue são eficientes na hora de comprovar uma gravidez.  

A crença popular diz que o teste de gravidez tem resultado positivo quando a mistura de urina e água sanitária adquire uma cor alaranjada e começa a borbulhar.  

Porém, são as substâncias naturais da urina, como a ureia, que causam esses efeitos em contato com o cloro. Ou seja, não há nenhuma relação com a gravidez. 

Água sanitária é feita para deixar sua casa limpa e higienizada, nada mais que isso.  

Gostou do conteúdo? Então confira, também, nosso texto contando tudo sobre sabão líquido

Você achou esse artigo útil?

Água sanitária: tudo o que você precisa saber sobre esse produto