O álcool em gel é, cada vez mais, em tempos de pandemia, uma opção prática e segura para garantir mãos limpas e evitar o contato com vírus e outros micróbios nocivos.

Aprenda sobre as propriedades deste aliado da saúde pública e confira dicas de como usá-lo de forma segura.

O que é o álcool em gel e como ele é feito?

O álcool em gel que compramos nas farmácias e supermercados geralmente tem a concentração de 70%, uma gradação calculada para garantir que mate vírus, bactérias e outros micróbios com eficiência. Um teor mais baixo poderia ser insuficiente para eliminar os germes. Por sua vez, um teor mais alto poderia evaporar antes que o processo de eliminação dos micro-organismos se completasse.

Trata-se de um composto formado por álcool, água e substâncias que garantem a viscosidade e a conservação das propriedades do produto, podendo receber fragrâncias e aditivos hidratantes para a pele.

Qual a diferença entre álcool em gel e álcool líquido?

Se o álcool em gel e o álcool líquido tiverem a mesma concentração, de 70%, ambos têm as mesmas propriedades para eliminar vírus e outros germes. A diferença está em como a sua pele reage a cada um.

O álcool em gel, por ser produzido especialmente para uso na pele, tem menos chance de provocar alergias e ressecamento, por isso, é uma opção segura para higienizar as mãos. Já o álcool líquido, por suas propriedades, é ideal para desinfetar móveis e objetos.

Álcool em gel tem prazo de validade?

Álcool em gel não dura para sempre. O produto tem prazo de validade, geralmente entre seis meses e dois anos, por isso é preciso ler o rótulo antes de usá-lo.

Quando o prazo de validade expira, portanto, as substâncias presentes no álcool em gel perdem as propriedades, comprometendo a eficácia contra os germes. Se o álcool em gel que você tem na bolsa estiver vencido, não use.

Qual a importância de usar álcool em gel?

O álcool em gel é uma opção prática e segura para higienizar as mãos, mas é importante lembrar que o produto não é tão eficaz quanto água e sabão ou sabonete para eliminar os germes. Por isso, se você estiver em casa, lavar as mãos é mais indicado.

Mas, quando estiver na rua, leve sempre um frasco de álcool em gel com você. Isso vale para qualquer situação, não apenas em tempos de pandemia. Em locais com circulação de pessoas, ocorre grande acúmulo de micróbios que podem provocar doenças.

Além disso, você sabia que objetos que muitas pessoas costumam tocar, como maçanetas de portas e carros, interruptores e cédulas de dinheiro, podem ter concentração de germes maior que a de um vaso sanitário? Por isso, depois de tocar esses objetos quando estiver fora de casa, higienize sempre as mãos com álcool em gel.

Como usar álcool em gel mantendo as mãos hidratadas

Álcool em gel desidrata a pele? Alguns tipos podem reduzir a camada de proteção natural do nosso corpo, deixando as mãos ressecadas e desidratadas.

Desse modo, para evitar o ressecamento, escolha um álcool em gel que venha com substâncias hidratantes, geralmente glicerina. Leia o rótulo do produto antes de comprar.

Se usar álcool em gel com frequência, você também pode, algumas vezes ao dia, passar nas mãos o creme hidratante da sua preferência. Isso ajuda a manter sua pele macia e sem rachaduras.

Conheça o Álcool em gel antisséptico Ypê , com glicerina hidratante, protege e higieniza suas mãos toda vez que usar.

Que cuidados de segurança tomar ao usar álcool em gel

Álcool em gel é desenvolvido para higienizar as mãos com segurança, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança de todos na sua casa.

Em primeiro lugar, trata-se de um produto inflamável. Mantenha-o longe do fogão e de outras possíveis fontes de fogo ou faíscas, como fósforos, isqueiros e equipamentos elétricos.

Além disso, o álcool em gel é produzido exclusivamente para uso externo, principalmente para as mãos. Ingerir o produto causa intoxicação e o contato com olhos e mucosas provoca queimaduras.

Algumas pessoas costumam perguntar se dá para fazer slime com álcool em gel, ou outros artesanatos semelhantes, A resposta é não. O álcool em gel é um produto fabricado com uma finalidade específica: higienizar e desinfetar. Qualquer uso além disso é um risco para a saúde.

Portanto, convém lembrar que deve ser manuseado apenas por adultos. Para garantir a segurança das crianças e dos seus pets, guarde sempre o álcool em gel num local em que apenas adultos consigam pegá-lo.

Crianças podem usar álcool em gel?

As crianças têm a pele mais sensível que a dos adultos, por isso, priorize lavar as mãos dos seus filhos com água e sabonete sempre que possível. Quando sair com crianças, procure levar, se puder, um pacote de lenços umedecidos para fazer a higienização.

Mas, se estiver fora de casa e não puder lavar as mãos ou utilizar lenços umedecidos, você pode usar álcool em gel com as crianças, desde que tome certos cuidados:

  • Aplique nas mãos da criança o mínimo de produto necessário;

  • Mantenha a criança perto de você até que o álcool em gel seque completamente, para evitar que ela leve a mão à boca ou aos olhos, o que pode causar intoxicação ou queimaduras;

  • Se a criança for pequena, segure as mãos dela até que estejam completamente secas;

  • Em caso de contato com os olhos, lave com água corrente;

  • Se você perceber queimadura nos olhos, procure o pediatra.

É possível fazer álcool em gel em casa?

Você deseja fabricar o seu próprio álcool em gel caseiro? Não faça isso. É muito perigoso tentar manipular as substâncias necessárias, pois há grave risco de incêndio ou de intoxicação.

Além disso, você provavelmente teria dificuldade para encontrar os ingredientes certos e misturá-los na proporção necessária para que o produto funcione adequadamente. E sua casa não é o ambiente ideal para fazer isso, havendo risco de que os ingredientes se contaminem.

Dá para adicionar perfume ao álcool em gel?

O álcool em gel tem uma fórmula que garante as propriedades e a conservação do higienizante. Acrescentar qualquer novo ingrediente ao produto pode prejudicar sua eficácia, além do risco de intoxicação para você e sua família.

Portanto, não adicione fragrâncias e perfumes ao álcool em gel. Se você deseja obter um que tenha aroma, há diversas opções no mercado; escolha a que for do seu agrado.

Usos para além da higienização: que tal dar álcool gel como lembrancinha?

Você já utiliza o álcool em gel para cuidar da higiene das suas mãos, mas o produto também pode ser usado como brinde ou lembrancinha. O que acha da ideia?

Deseja dar uma lembrança a amigos, convidados ou parceiros comerciais, em algum evento ou celebração? Com o aumento da preocupação das pessoas com a higiene das mãos, um pequeno e estilizado frasco de álcool em gel é uma opção de brinde simpática e útil.

Há várias opções de tamanhos, formatos e cores no mercado – e certamente existe uma que combina com o seu estilo e o dos seus convidados.

O álcool em gel é um grande aliado na luta contra o coronavírus, juntamente com o ato de lavar as mãos – confira a nossa ação para higienizar as mãos clicando aqui!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados