Produto bactericida: o que é, para que serve, benefícios e cuidados

O que é exatamente um bactericida? O que ele faz? Onde usar? Tire todas as suas dúvidas neste conteúdo completo sobre o assunto!
Produto bactericida: o que é, para que serve, benefícios e cuidados

Bactericida é todo produto que tem ação de eliminar bactérias. Sem essa ação, as bactérias e os fungos podem contaminar os ambientes e trazer riscos à saúde das pessoas, como alergias, infecções e até mesmo doenças. 

Por isso, é tão importante manter a rotina de limpeza da casa: mais do que um cuidado com os cômodos da casa, é uma forma de proteger o bem-estar dos familiares. 

Os produtos bactericidas são essenciais nessa missão. Vamos entender mais sobre eles? 

Bactericida e antibactericida: qual é a diferença? 

Você provavelmente já ouviu falar que determinado produto tem ação “antibactericida”. Mas o que isso significa?  

Como já explicamos, o resultado da ação bactericida é eliminar bactérias. O sufixo “ida” presente nas palavras quer dizer matar ou eliminar – como na palavra germicida, por exemplo. 

Nesse sentido, antibactericida é uma palavra contraditória, visto que “anti”, nesse contexto, também significa combate, uma ação contrária a algo.  

Por isso, o certo é dizer que um produto é apenas bactericida ou antibacteriano. 

Conheça a nova linha Ypê Antibac 

Qual é a relação entre bactericida e bacteriostático?

Esclarecendo mais um pouco: a ação bactericida é aquela capaz de causar a morte das bactérias, certo? 

Já o termo bacteriostático serve para designar a ação que não elimina, mas impede o crescimento de bactérias já presentes em um local.  

Mas, ainda assim, é necessária uma ação externa para a eliminação completa dos micro-organismos.  

O que tem na fórmula de produtos bactericidas? 

Beleza, mas como saber se um produto é bactericida? Geralmente, essa informação está descrita na embalagem dos produtos, pois se trata de um benefício e tanto.  

Mas, se você quiser investigar mais um pouco, procure no rótulo do produto pelo componente cloreto de benzalcônio. 

Esse composto químico tem poder desinfetante, o que faz com que o produto bactericida combata não só as bactérias, mas os fungos e os vírus também. 

Quais são os produtos bactericidas e onde utilizá-los? 

Agora, você vai compreender exatamente quais são e onde aplicar os melhores produtos bactericidas ou antibacterianos. 

Nesse sentido, o banheiro é o cômodo campeão na capacidade de acumular bactérias, por causa da alta umidade. Em segundo lugar, vem a cozinha. Por isso, o uso de produtos bactericidas nessas áreas é indispensável.  

Mas isso não quer dizer que você não pode usar os produtos em outros cômodos. A casa inteira merece esse cuidado! 

Dentre os produtos bactericidas que vale a pena investir, há: 

  • desinfetante, para ser usado no chão, em azulejos e outras superfícies, inclusive móveis e tecidos.
  • O detergente, que pode ser utilizado na versão concentrada ou tradicional. Além do seu uso para lavar louças, o detergente é um grande aliado na limpeza geral da casa.
  • A esponja, foi desenvolvida com agente ativo para evitar a formação de mau odor e com exclusivo formato anatômico, para encaixa melhor na mão facilitando os movimentos. Além disso, por ser do tipo Não Risca, é indicada para itens delicados  e antiaderentes.
  • O multiuso é um bactericida muito prático, pois não precisa de enxágue quando aplicado nas superfícies. Use em pias, bancadas, fogão, geladeira, micro-ondas e até nos banheiros.
  • Os lenços de limpeza são perfeitos para você levar para qualquer lugar. Você sabia que as mãos são o principal veículo de transmissão de bactérias? Vale deixar os lenços no carro, na lavanderia, levar na bolsa, enfim, para onde for.
  • O lava-roupas, que pode ser utilizado na versão líquida ou em pó. Além de performance e eficiência para remoção das manchas mais difíceis desde a primeira lavagem e da ação antibac conta também com a tecnologia ODOR FREE que combate os maus odores.
  • O amaciante conta também com fragrância com óleos essenciais, que promovem sensação de bem-estar e tecnologia ODOR FREE, que combate os odores indesejados do dia a dia.

Quais são os benefícios dos produtos bactericidas?

Os produtos bactericidas eliminam cerca de 99,9% das bactérias, ou seja, higienizam as superfícies com muita eficiência. O resultado? Mais cuidado e proteção para seu lar. 

A sensação de saber que você está em uma casa livre dos danos causados por germes e bactérias é impagável, não é mesmo? 

Isso reflete não só no bem-estar físico, mas mental também. Como é boa a sensação de viver em um ambiente limpo!  

Ah, o cheirinho gostoso de limpeza também conta, né? 

É preciso algum cuidado especial com produtos bactericidas? 

A maioria dos produtos bactericidas não traz grandes riscos à saúde. O que você precisa saber antes de usá-los é que é muito importante a leitura do rótulo do produto. 

Lá você encontra as precauções e os modos de usar o produto com segurança, além da melhor forma de armazenamento. 

Ah, não faça misturas com outros produtos químicos, afinal, os bactericidas são eficazes por si só. Também é importante que você saiba se tem alergia a produtos de limpeza. Nesse caso, busque por produtos hipoalergênicos. 

Uau, quanta coisa você aprendeu sobre um produto bactericida. Quer mais uma dica? Em breve a Linha Antibac Ypê, estará ainda mais completa! Enquanto isso, que tal compartilhar este texto com mais alguém que se importa com a saúde e a limpeza do lar? 

E a água sanitária, você conhece onde pode e não pode usar? A gente conta aqui! 

Você achou esse artigo útil?

Produto bactericida: o que é, para que serve, benefícios e cuidados