Cisterna é um reservatório que capta e armazena água, seja da chuva, seja de reúso. O uso da cisterna em sua casa pode ser bom para você, já que permite uma economia de água e, consequentemente, redução da conta, mas também para o meio ambiente, uma vez que evita o desperdício de água por meio do reaproveitamento.

Existem vários tipos de cisternas, assim como alguns cuidados para manter e diversas possibilidades de uso. Nós viemos contar mais para você sobre esse sistema e como você pode usar em sua casa.

  • O que é cisterna?

  • Como funciona a cisterna?

  • Quais são os benefícios da cisterna?

  • Cuidados com a cisterna

  • Tipos de cisterna

  • Como limpar a cisterna doméstica

O que é cisterna

Cisterna é um reservatório, que pode ser de alvenaria, fibra de vidro, plástico entre outros materiais. Instalada nas casas, permite a captação de água da chuva e de água de reúso.

Geralmente, a cisterna é instalada enterrada no solo, para manter a temperatura – e até para ocupar menos espaço. Mas também é possível instalar cisternas compactas que não exigem reformas em casa.

Com a água armazenada nas cisternas, é possível dar descarga, lavar o quintal, regar plantas, usar na limpeza da casa, do carro, entre outros usos. Ela não pode ser bebida, já que a água sem tratamento não é potável.

O que é água de reúso?

Chamamos de água de reúso toda água que já foi usada, mas tem características que permitem que seja aproveitada novamente.

A água de reúso pode ser, por exemplo, a água que foi usada em banhos, na máquina de lavar roupa e pias. Nesse caso, ela também é chamada de água cinza e é bastante útil para outros fins, como, por exemplo, lavar o quintal.

Você pode gostar de ler Dicas de como limpar o quintal

Como funciona a cisterna

As cisternas são instaladas em um espaço externo da casa (quando são de plástico e mais compactas), debaixo do solo (quando são de alvenaria) ou até no ambiente interno (quando são modelos slim ou mini).

A cisterna funciona assim:

  • Um cano leva a água da chuva que escorre nas calhas até um filtro

  • Esse filtro detém as impurezas, como folhas e sujeiras

  • A sujeira é destinada para o esgoto, enquanto a água da chuva filtrada vai para a cisterna

  • Uma bomba é o que ajudará a água armazenada a chegar até sua torneira

  • Essa bomba também pode ajudar a água armazenada a chegar até a descarga de vasos sanitários ou outro uso que preferir na instalação.

Quais são os benefícios da cisterna

Os benefícios do uso da cisterna são vários, tanto para você quanto para o meio ambiente:

  • Evita o desperdício de água

  • Possibilita economia na conta de água

  • Alivia a pressão de mananciais, pois diminui a demanda pelo recurso natural

  • Reduz o impacto causado pelos processos de tratamento e distribuição de água

  • Incentiva e promove a sustentabilidade

Buscando hábitos mais sustentáveis? Veja como fazer uma composteira em casa

Cuidados com a cisterna

Agora que você já descobriu o que é cisterna e quais são os benefícios do seu uso, é hora de compreender quais são os cuidados que precisamos ter com esse mecanismo. Você vai ver que é razoavelmente simples!

Vedação

A cisterna deve ter vedação para evitar a proliferação de mosquitos da dengue e até o nascimento de algas.

Peso

Antes da instalação, considere o peso. O local onde a cisterna será instalada precisa ser capaz de suportar o reservatório cheio, considerando que cada litro de água pesa 1 quilo.

Filtro

É fundamental que sua cisterna tenha um filtro para que não haja contaminação na água. Mesmo que ela seja usada para tarefas como lavar o carro, é importante que a água esteja razoavelmente limpa.

Instalação

Preste muita atenção na hora de instalar, uma vez que as tubulações da cisterna não devem se misturar com as outras. É necessário garantir que a água de reúso não vá para suas torneiras comuns.

Higiene

A parte interior da cisterna deve ser limpa frequentemente. Confira como fazer no tópico “como limpar a cisterna doméstica”.

Usos

Lembre-se de que a água de reúso não deve ser usada para algumas tarefas, especialmente quando há captação de água cinza (vinda de banhos e máquina de lavar roupa). Não é indicado beber a água da cisterna, tal como lavar animais ou higienizar a mão.

Tipos de cisterna

Existem alguns tipos diferentes de cisterna de água que podem se adaptar ao seu espaço e necessidades. Vamos conhecê-las?

Cisterna de plástico

As cisternas de plástico, também chamadas de cisterna vertical, devido ao formato em que ficam, são mais práticas porque não demandam reforma na sua casa.

Elas são instaladas no quintal, varanda ou onde houver espaço e têm diferentes tamanhos. Também costumam ser mais baratas que as de alvenaria.

É possível usar as cisternas de plástico tanto em casa quanto em apartamentos. Uma grande vantagem é que elas, geralmente, são acopláveis: você pode somar uma cisterna à outra para aumentar a capacidade de armazenamento.

Cisterna de alvenaria

A cisterna de alvenaria também é conhecida como cisterna subterrânea, por ser instalada no solo.

Ela demanda um investimento maior e uma obra em casa, mas isso é revertido pelo fato de serem seguras, por ficarem escondidas e por armazenarem muita água.

Cisterna de fibra de vidro

A cisterna de fibra de vidro é parecida com uma caixa d’água comum. Devido ao material de origem, são extremamente resistentes. Elas também não precisam ser enterradas e costumam ser mais baratas que as de alvenaria.

A desvantagem da cisterna de fibra de vidro é que a vedação não é tão segura e isso pode ser terreno fértil para a proliferação de mosquitos, como o da dengue. Com os devidos cuidados, isso pode ser evitado!

Minicisterna

A minicisterna, como o nome já diz, é bem menor, com capacidade de cerca de 100 litros. Ela é superprática, porque é acoplada diretamente na calha e tem filtro para separar as impurezas.

Ela também costuma ser acoplável, então é possível aumentar a capacidade de armazenamento ao unir mais de uma minicisterna.

Montando sua casa ou reformando o espaço? Veja como escolher e como usar máquina de lavar roupa

Como limpar cisterna doméstica

Tem cisterna em casa ou está planejando ter? Venha descobrir como limpar!

A limpeza da cisterna doméstica deve ser feita a cada seis meses. Para isso, você vai precisar de:

  • Água

  • Água sanitária

  • Vassoura macia, esponja ou pano perfex

  • Borrifador (opcional)

Limpar cisterna doméstica em 8 passos:

1. Esvazie completamente a cisterna.

2. Se possível, desacople da calha. Lembre-se de que, se houver contato com a eletricidade – como a bomba – é necessário desligá-la.

3. Retire e limpe os filtros e as telas antimosquito. Use jatos de água para remover as impurezas e evitar o entupimento.

4. Dilua 1 medida de água sanitária para 5 medidas de água.

5. Passe a solução por toda a superfície interna da cisterna, com pano perfex, esponja macia ou com um borrifador.

6. Aguarde 30 minutos.

7. Use pano perfex, esponja macia ou vassoura macia para esfregar levemente e retirar qualquer resíduo impregnado.

8. Enxágue e monte o sistema novamente.

A água sanitária Ypê ajuda a manter sua cisterna doméstica limpa e sem impurezas. Confira o catálogo Ypê aqui!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados