Como economizar água na máquina de lavar

Incluir atitudes que contribuam para o coletivo é muito importante. No dia a dia percebemos o quanto o regime de chuvas está diferente, logo tudo que pudermos fazer para reduzir o consumo de água é super bem vindo!
Como economizar água na máquina de lavar

Você sabe como economizar água na máquina de lavar? Com a adoção de algumas atitudes no dia a dia, é possível reduzir o consumo da lavadora ou reaproveitar água da lavagem para outros fins.  

Vantagem para o meio ambiente, vantagem para o seu bolso. Confira dicas práticas para gastar menos água.  

Quantos litros de água gastamos por lavagem de roupas, em média? 

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/09/02181953/economizar_maquina_lavar-scaled.jpg

O consumo médio de água de uma lavadora de roupas varia de acordo com o tamanho e o modelo da máquina (as de abertura frontal costumam gastar menos água), além da forma de utilização.  

Confira o gasto médio de água por ciclo de lavagem, por faixa de tamanho: 

  • Lavadoras com capacidade até 10 kg: gasto médio de até 135 litros de água por ciclo;
  • Lavadoras com capacidade de 11 kg a 12 kg: gasto médio até 168 litros por ciclo; 
  • Lavadoras de até 17 kg: gasto médio de até 197 litros por ciclo. 

Hoje em dia, vários modelos de lavadora possuem ciclos econômicos, que otimizam o consumo. Pesquise antes de comprar.  

Quando é melhor lavar roupa na mão do que na máquina? 

Será que lavar as roupas manualmente é uma opção econômica. Se você tem bastante roupa suja, a resposta é não.  

As máquinas de lavar conseguem limpar várias peças ao mesmo tempo, com um consumo menor em relação ao tanque. Estima-se que o gasto de água para lavar 5 kg de roupas no tanque seja superior a 200 litros.  

Por isso, pense: se a roupa tiver apenas uma sujeira localizada, que você consiga remover esfregando rapidamente sob a torneira e com um pouco de sabão, lavar manualmente é mais econômico. Já se tiver que lavar bastante roupa suja, a máquina é a melhor opção.  

6 dicas de como economizar água na máquina de lavar 

  • Escolha uma lavadora de tamanho adequado ao número de pessoas que vivem na sua casa. Uma máquina grande demais para pouca gente pode gastar mais água do que o necessário, enquanto uma pequena demais para a sua família resulta em mais lavagens, portanto, maior consumo de água. 
  • A tecnologia pode ser aliada da economia. Há modelos de lavadora capazes de pesar as roupas no início do ciclo de lavagem e ajustar a quantidade de água necessária, evitando desperdício. Essa pode ser uma boa opção para sua lavanderia. 
  • Se a sua máquina não tem a função de pesar a roupa para ajustar o nível de água, deixe a roupa acumular no cesto até atingir o peso indicado nos programas de lavagem. 
  • Além da separação por cores, que a maioria das pessoas já costuma fazer, outra dica é separar também por grau de sujeira. Roupas não muito sujas podem ser lavadas em ciclos mais econômicos.  
  • Se algumas peças de roupa precisarem ficar de molho, faça isso em um balde, antes de iniciar a lavagem na máquina. Isso reduz o consumo por ciclo. 
  • Não use sabão e amaciante demais. Assim, você pode reduzir o número de enxágues necessários por ciclo. 

 Como reaproveitar água da máquina de lavar? 

Além de economizar durante os ciclos de lavagem da sua máquina, também é possível reaproveitar a água depois, reduzindo o consumo geral da casa.  

Coloque a saída do cano de drenagem da lavadora em um balde grande (e tome cuidado para não transbordar). Essa água pode ser usada para limpar pátios, calçadas e áreas externas, reduzindo o desperdício.  

Você achou esse artigo útil?

Como economizar água na máquina de lavar