Como lavar casaco de lã batido na máquina ou na mão: confira passo a passo

Está chegando o começo do verão e vai colocar seus casacos de lã batido de férias? Antes de guardá-los tenha certeza da melhor forma de higienizá-los! Confira as dicas que trouxemos:
Como lavar casaco de lã batido na máquina ou na mão: confira passo a passo

Você tem dúvidas de como lavar casaco de lã batido? O fim do inverno é aquele momento de guardar as roupas mais pesadas no fundo do guarda-roupas e tirar as roupas leves.

Mas, na hora de lavar as roupas de frio antes de guardar, você já teve alguma dúvida da melhor forma de lavá-las? Esse tipo de vestimenta de fato tem especificidades na higienização, principalmente as de fibras orgânicas, como lã batido.

Os casacos de lã batido são uma ótima escolha por serem ótimos isolantes térmicos. Mas eles também criam diversas dúvidas na hora de lavá-los, por terem as fibras facilmente danificadas.

Por isso, trouxemos um passo a passo de como limpá-los.

Quando lavar casaco de lã batido?

Você não precisa lavar os casacos de lã batido com a mesma frequência que suas outras roupas. Caso eles estejam empoeirados, com pequenas manchas superficiais, um pano úmido pode ajudar a higienizá-lo.

Porém, chega um momento que ele precisa de lavagem. Usar casacos de fibra orgânica por muitos dias consecutivamente pode promover o acúmulo de odores, ou de manchas.

Outro momento em que é indicada a lavagem é antes de guardá-lo, seja por um período curto de tempo ou com a chegada de uma nova estação e das ondas de calor.

Como lavar casaco de lã batido: produtos adequados

Os materiais para lavar casaco de lã batido são simples

  • Sabão neutro ou detergente específico para lãs
  • Agente antimanchas
  • Sacola de proteção
  • Toalhas limpas
  • Uma bacia ou um balde
  • Escova de dentes

Como lavar casaco de lã batido: passo a passo

O passo a passo na verdade é mais simples do que muitas pessoas imaginam. Primeiramente: sim, você pode lavar na máquina, mas para isso são necessários cuidados especiais.

Por isso, lembre-se: sempre confira a etiqueta do seu casaco, se ela indicar que não é recomendável lavá-lo na máquina, dê preferência à lavagem na mão ou em uma lavanderia.

Antes de lavar casaco de lã batido, confira se há manchas

Independentemente da forma que você decidir lavar o seu casaco, antes você deve focar sua atenção em manchas mais concentradas.

Com a ajuda de uma escova de dentes ou um pano úmido, esfregue as manchinhas com sabão neutro. Se após isso elas permanecerem, coloque um pouco de agente antimanchas na área e deixe agir. Após isso, remova o produto com um pano úmido.

Como lavar casaco de lã batido na máquina de lavar

A máquina de lavar roupas é definitivamente mais prática do que lavar o casaco com as mãos. No entanto, há desvantagens, pois o atrito causado pela movimentação da máquina pode danificar as fibras ou a estrutura da peça. Por isso, são necessários cuidados especiais.

Passo 1: use o sabão corretamente

Nesse passo, é importante que você escolha bem o tipo de sabão usado. Os mais indicados são sabões neutros, de coco ou especializados para lã e tecidos delicados.

Passo 2: fique de olho na temperatura

A água sempre deve estar fria. Algumas máquinas de lavar tem a opção de lavar com água aquecida ou morna. No entanto, indica-se que a lavagem de casacos de lã batido seja feita com água fria.

Passo 3: utilize bolsas protetoras

Para evitar danos causados pelo atrito da movimentação das roupas na máquina, os sacos protetores são ótimos aliados. Você inclusive pode colocar peças igualmente delicadas para lavar junto ao casaco.

Passo 4: programe sua máquina no ciclo suave

Pensando também na amenização do atrito, programe sua máquina de lavar no ciclo suave, ou para a menor velocidade possível

Como lavar casaco de lã batido à mão

Lavar seu casaco à mão é uma forma mais segura, com menos riscos de dano pelo atrito. No entanto, é menos prático para a maioria das pessoas.

Passo 1: deixe o casaco de molho

Deixe o casaco de molho em uma bacia ou balde com água fria e sabão neutro. Ele deve ficar de molho por, no máximo, 10 minutos.

Passo 2: esfregue suavemente

Após esvaziar a bacia, você pode levar o casaco para um tanque, ou encher a bacia novamente com água limpa. Feito isso, esfregue o casaco com movimentos suaves. Pois, como na máquina, devemos evitar ao máximo movimentos violentos e bruscos. Dê atenção extra aos lugares mais sujos.

Passo 3: enxágue

Enxágue também com água fria. Esprema suavemente para que saia todo o sabão.

Como secar casaco de lã batido?

Casacos de lã nunca devem ir para a centrífuga ou para a secadora de roupa. A secagem deve ser feita de forma natural.

  • Torça suavemente o casaco para retirar o excesso de água.
  • Estenda uma toalha limpa em uma área arejada
  • Disponha o casaco sobre a toalha
  • Quando o lado que está para cima secar, vire e ponha-o para baixo
  • Cada lado leva, em média, um dia para secar naturalmente

Atenção: também não é recomendado colocar o casaco molhado em um varal, pois pode alterar a estrutura da peça.

4 dicas para conservar o seu casaco de lã batido

Separamos algumas dicas para conservar por mais tempo seu casaco de lã batido.

1. Lave-o apenas quando necessário.

2. Entre usos, deixe ele ao avesso em um lugar arejado.

3. Se você acha que não tem tempo para lavá-lo sozinho corretamente, leve-o para a lavanderia, em vez de lavá-lo como as outras roupas.

4. Se não são usados com frequência, dê banhos de sol periodicamente

E as jaquetas de couro, você sabe como higienizá-las de forma adequada? A gente mostra aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como lavar casaco de lã batido na máquina ou na mão: confira passo a passo