Como lavar edredom e ficar com a cama macia e cheirosa

A higienização do edredom faz parte dos cuidados com a limpeza do quarto. Aprenda como lavar edredom em casa, seja na máquina ou na mão, sem danificar a peça. E também como fazer a manutenção e higienização diária entre as lavagens. Vem ver!
Como lavar edredom e ficar com a cama macia e cheirosa

Se você também ama uma cama macia e cheirosinha já deve ter se perguntado como lavar o edredom, não é mesmo?

A higienização do edredom faz parte dos cuidados com a limpeza do quarto. Afinal de contas, como todos os tecidos, ele acumula bactérias e ácaros. Mas uma boa notícia: você não precisa levar na lavanderia!

Por isso, vamos dar as dicas de como lavar o edredom em casa, seja na máquina ou na mão, sem danificar a peça. E também como fazer a manutenção e higienização diária entre as lavagens. Vem ver!

Quando lavar edredom?

Se não tiver sujeira aparente e você usar com lençol entre o corpo e o edredom, é recomendável lavar o edredom uma vez a cada três ou quatro meses. Nesse caso, é importante fazer a manutenção higiênica que vamos falar adiante.

Mas, claro, se virou alguma coisa, ou se você suou muito ao se recuperar de uma febre, é bom antecipar a lavagem. Além disso, se você tem animais de estimação que sobem na cama e têm contato com o seu edredom, também é recomendável reduzir esse intervalo.

Ou seja, a periodicidade com que o edredom precisa ser lavado varia conforme o uso.

Lençóis e cobertores que ficam em contato direto com o corpo precisam ser lavados semanalmente para não acumular ácaros. Mesmo que pareçam limpos, eles absorvem suor, poeira, células mortas, cabelos, né?

Por outro lado, se você só usa o edredom no inverno e ele fica guardado nas outras estações, é importante lavar antes de retomar o uso. Assim, você evita o eventual contato com mofo ou “cheiro de guardado”. E lave também antes de guardar o edredom, porque os ácaros adoram se proliferar entre os restinhos de células mortas.

Tem que lavar o edredom antes de usar?

Edredom novinho recém-chegado da loja: preciso lavar? Sim!

Aqui a recomendação é a mesma que para lençóis e toalhas. Afinal, não sabemos como foram armazenadas na fábrica e na loja (mesmo que embaladas).

Além disso, a lavagem do edredom ajuda a interromper os processos químicos usados na confecção – desde tintas a produtos que fazem o aspecto de “goma” . O acúmulo desses produtos que protegem o produto antes da venda podem provocar alergias quando em contato com o corpo.

Como lavar edredom: lista de produtos adequados

Antes de iniciar a lavagem, é importante verificar a etiqueta do produto. Lá você confere se a peça pode ser embebida em água ou se precisa ser lavada a seco, e se pode usar amaciante, por exemplo.

Leia aqui: Aprenda a identificar a etiqueta das roupas

Para lavar o edredom, o produto mais indicado é o sabão líquido. Mas, se você preferir usar o sabão em pó, é recomendável diluído em água antes. Isso ajuda a evitar que se acumule em algum ponto da peça.

Nem todos os edredons permitem o uso de amaciante (porque podem afetar a fibra do recheio). Se a etiqueta liberar o uso, o ideal é usar amaciantes hipoalergênicos, mais seguros para o contato da peça com a pele.

Nossa sugestão é o AAmaciante Concentrado Ypê Essencial, que remove as sujeiras, faz o tratamento micelar do tecido, não contém corantes e é testado dermatologicamente até para as peles mais sensíveis.

Importante: não usar alvejantes e água sanitária para lavar edredons. Esses produtos podem afetar a fibra do tecido.

Como lavar edredom na máquina

Para lavar o edredom na máquina é essencial avaliar a capacidade dela. O peso e o volume do edredom molhado não devem ultrapassar a capacidade da máquina.

Máquinas com capacidade de 10 kg conseguem lavar edredons de solteiro e de casal. Para edredons tamanho queen ou king é necessário que a máquina tenha capacidade para 15 kg ou mais. No caso de máquinas lava e seca, lembre-se que a capacidade de secagem costuma ser inferior à de lavagem.

Antes de colocar dentro da máquina, sacuda bem o edredom para retirar o excesso de poeira. No caso de sujeiras localizadas, vale dar uma esfregadinha com água e sabão – ou tira-manchas – manualmente mesmo antes de colocar na máquina.

O edredom precisa ficar bem distribuído (sem ficar muito espremido) dentro do tambor para que o sabão e o amaciante se espalhem de forma uniforme. Isso é importante também o enxágue adequado. Uma dica é, depois de sacudir, dobrar o edredom ao meio e colocá-lo envolvendo o agitador central.

Selecione a função roupas delicadas e água fria para preservar melhor as fibras do seu edredom. Se o edredom estiver muito sujo, você pode deixar de molho 30 minutos antes de iniciar a lavagem (algumas máquinas têm a função tempo de molho).

Dica: um truque que ajuda na lavagem do edredom é adicionar 3 bolinhas de tênis (limpas, claro) junto na máquina de lavar. Elas ajudam a distribuir melhor o peso e os produtos, e a não deixar o edredom achatado. Na função secar, elas também permitem que o ar quente circule com maior facilidade. Legal, né?

Como lavar edredom na mão

Se a etiqueta do seu edredom ou a capacidade do eletrodoméstico não permitem lavar o edredom na máquina, e você não quer recorrer a uma lavanderia, o jeito é lavar na mão. Hora de fortalecer os braços!

Aqui será necessário um balde bem grande, ou lavar direto no tanque. Se você tiver uma banheira em casa, ela pode ser de grande ajuda na hora de lavar o seu edredom!

Deixe o edredom de molho por 15 a 30 minutos em água fria com uma tampinha de sabão diluído. Esfregue manualmente o edredom, de forma delicada. Você pode usar uma escova de cerdas macias para ajudar nesse processo.

Você verá que a água fica mais escura por causa da sujeira liberada. Se estiver muito suja, escorra a água esfregando e “sovando” o edredom dentro do tanque, balde ou banheira. Na hora de escorrer, segure o edredom para que ele não tampe o ralo.

Para lavar o edredom encardido, repita o processo mais uma vez, deixando mais 30 minutos em água com sabão diluído. Use uma escovinha de cerdas macias para friccionar os pontos com sujeira localizada ou pelo edredom inteiro se estiver muito encardido.

Escorra mais uma vez a água. E comece o enxágue. Feche o ralo e coloque apenas água fria fazendo o movimento de “sova” no edredom. Escorra a água e repita o processo até que a água fique clara. Podem ser necessários 4 processos de enxágue.

Dica de sustentabilidade: você pode armazenar essa água dos enxágues para fazer a limpeza de pisos e calçadas! Se estiver lavando no tanque ou banheira, retire o excesso da água com um balde para armazenar.

Leia também: Como economizar água.

Depois, torça com delicadeza, só apertando o edredom, por partes para tirar todo o excesso de água. Estenda de preferência ao ar livre.

Como lavar edredom a seco

Essa dica é para higienizar o edredom que não pode ser lavado em água. Se você não puder levar na lavanderia, essa dica caseira ajuda na higienização:

1. Sacudir bem o edredom e estender no varal.

2. Passar um pano umedecido (não encharcado!) com vinagre de álcool por toda a peça. Você também pode usar um borrifador com o vinagre e usar uma escova macia para espalhar.

3. Deixar arejando por pelo menos 12 horas.

4. Virar a peça e repetir o processo.

Ainda assim, é importante que pelo menos uma vez por ano, você leve a peça à lavanderia para fazer a lavagem a seco mais completa.

Como lavar edredom de pena de ganso

Para lavar edredom de pena de ganso, após conferir a etiqueta da peça, você pode seguir as outras instruções acima (na máquina, na mão ou a seco). Porém, para a lavagem na máquina, é interessante usar uma capa extra para proteger bem.

Na hora de estender o edredom de pena pode parecer que ele está manchado. Isso acontece porque as plumas do forro estão molhadas. Mas, assim que secarem, o aspecto voltará ao normal.

Enquanto estiver secando, é importante virar e “afofar” o edredom para manter a distribuição uniforme do recheio.

Como secar o edredom

Depois de lavar na mão ou na máquina, é hora de estender o edredom para secar. O ideal é estender da forma mais aberta possível. Quando pendurar o edredom, pode dar mais umas apertadinhas para escorrer mais um pouco da água que estiver pingando.

Escolha um local bem arejado. Se o edredom for colorido, precisa secar à sombra para não desbotar. Se tiver varais paralelos, envolva o edredom entre dois ou três para que o ar circule na parte do meio.

Leia também: Tipos de varal: escolha a melhor opção para você

Se não tiver espaço e você precisar dobrar o edredom, vire a cada 12 horas para que ele seque uniformemente. Dependendo do peso e da área que você tem, o processo pode levar uns dois ou três dias.

Para secagem na secadora (se a etiqueta da peça permitir, claro), vale apostar no truque das bolinhas de tênis para melhor a circulação do ar quente e não deixar o edredom achatado na máquina.

7 dicas para manter edredom limpo e cheiroso por mais tempo

Para preservar o edredom limpo por mais tempo e devidamente higienizado entre as lavagens, preste atenção a essas dicas:

1. Use um lençol antes do edredom para que ele não fique em contato direto com o suor do corpo.

2. Passe aspirador de pó uma vez por semana ou a cada 15 dias para remover o excesso de poeira. Use um bocal específico para isso (ou lave o bocal antes de passar).

3. Se ele fica estendido na cama, use uma colcha por cima, especialmente se tiver animais de estimação que sobem na cama!

4. Sempre sacudir (fora da cama) antes de dobrar e guardar.

5. Ah, e verifique se o armário onde vai ser guardado está limpo, sem poeira ou mofo. Confira como limpar armários aqui.

6. Colocar na janela ou no varal para pegar sol (apenas para as peças brancas) e ar também é bom para eliminar a umidade do corpo. Nesse caso, lembre-se de virar a peça, da mesma forma que faz na hora de secar.

7. Se for guardar por mais tempo para o próximo inverno, use uma capa de TNT para proteger a peça.

E dobrar edredom você sabe como? A gente trouxe várias técnicas de dobradura aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como lavar edredom e ficar com a cama macia e cheirosa