Como limpar o ar-condicionado corretamente?

Esse é um bom momento para colocar em dia os cuidados de limpeza e higienização do seu ar-condicionado. Mas não se engane, o queridinho dos dias quentes precisa de atenção constante, saiba como e de quanto em quanto tempo você precisa limpar seu ar condicionado.
Como limpar o ar-condicionado corretamente?

De uma coisa a gente sabe: um ar-condicionado faz a diferença em qualquer ambiente. E, aliás, sua popularidade cresce a cada dia – a instalação desses aparelhos nas casas brasileiras têm aumentado muito!

Mas, quando os assuntos são limpeza e cuidados que devemos ter, a importância é redobrada, afinal, a durabilidade e a qualidade do seu ar vai depender de um processo de limpeza correto e periódico.

Hoje, falaremos sobre:

> O que é um ar-condicionado?

> Como limpar ar-condicionado split

>Como limpar ar-condicionado de janela

> Quando devo trocar o filtro do meu ar-condicionado?

O que é um ar-condicionado?

Ar-condicionado é um sistema de ar, responsável pela refrigeração de ambientes fechados. Existem diversas opções de ventilação em um aparelho de ar-condicionado, que podem auxiliar também no controle da umidade e velocidade do ar, além da temperatura.

Para que o ar seja refrigerado, o sistema do aparelho funciona sugando o ar do ambiente e transportando-o a um conjunto de serpentinas, que são compostas por cloro, flúor e carbono.

Então, ao absorver o ar do ambiente, a serpentina condensa esse ar, fazendo com que ele evapore em uma temperatura mais alta – por isso dizemos que o ar-condicionado refrigera o ar.

Leia também: Como limpar móveis com fórmica 

Qual a importância de limpar o ar-condicionado?

Como falamos acima, o ar-condicionado funciona sugando o ar do ambiente e refrigerando ele, para, então, evaporar e proporcionar o efeito geladinho.

O problema surge quando existe a falta da limpeza do aparelho: pode acontecer de serem acumulados agentes contaminantes junto da umidade, resultando em fungos, ácaros e bactérias, prontas para atacarem a nossa saúde com alergias, irritações ou problemas respiratórios.

Além disso, dependendo do ambiente, poluição, fumaça de cigarro e resíduos de produtos químicos também podem se acumular, caso não exista uma limpeza frequente.

Se você fizer a limpeza apenas do filtro – retirando, lavando e colocando de volta –  o período deve ser quinzenal. Se for com um profissional da limpeza, o período é mensal.

Importante: em ambientes corporativos, por conterem mais pessoas em um mesmo ambiente, é importante que a limpeza seja feita semanalmente.

Além disso, um ar-condicionado sem manutenção de limpeza pode acumular sujeiras e aumentar em até 20% o consumo de energia, segundo uma matéria feita com especialistas da área, pelo G1.

 Conheça técnicas eficientes para limpar o quintal

Como limpar ar-condicionado split

Vamos aprender a realizar a limpeza correta do ar-condicionado split?

Como limpar ar-condicionado split por fora

Para limpar a parte externa do ar-condicionado split, você deverá utilizar apenas água e detergente neutro – a frequência ideal é uma vez por semana, para evitar o acúmulo de sujeiras ou poeiras.

> Desligue o aparelho;

> Abra o painel frontal;

> Pressione a aba do filtro para retirá-lo;

> Passe o aspirador de pó no filtro para remover a poeira;

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/09144239/como-limpar-ar-condicionado-aspirador-scaled.jpg

> Misture detergente neutro em água morna e aplique no filtro, com a ajuda de uma esponja – na hora de enxaguar, cuide para colocar a água no sentido contrário de onde o ar entra;

> Seque com um pano;

> Encaixe o filtro de volta!

Como limpar ar-condicionado split por dentro

Devido à limpeza interna do ar-condicionado ser mais complexa, é sempre recomendado que ela seja feita por um profissional, pois, sem um preparo, é possível que o aparelho seja danificado.

Mas, para você entender o processo, basicamente utilizamos um pano seco para higienizar a parte interna – e o controle remoto – e água, sem produtos químicos.

Confira as melhores dicas de higiene pessoal

Como limpar ar-condicionado de janela

Agora, vamos focar nas dicas voltadas ao ar-condicionado de janela!

Como limpar ar-condicionado de janela por fora

Para limpar a parte externa do seu ar-condicionado de janela, siga o passo a passo:

> Desligue o ar-condicionado da tomada;

> Retire o painel frontal;

> Limpe esse painel e as partes expostas com um pano seco, umedecido em água morna – se no manual do aparelho não existir contraindicação, borrifar água oxigenada 3% pode ajudar na limpeza;

> Encaixe tudo de volta e prontinho!

A frequência de limpeza indicada é uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Como limpar ar-condicionado de janela por dentro

Diferentemente do outro tipo de ar-condicionado que citamos acima, esse modelo não tem problema ser higienizado por pessoas comuns, em casa mesmo!

Então, vamos lá:

> Retire o aparelho da janela e o posicione em um local aberto;

> Remova o painel frontal e as peças laterais, que ajudam a sustentar o aparelho na janela – dependendo do modelo, você pode precisar desparafusá-los;

> Utilize um pano ou uma esponja umedecido em água morna e detergente neutro para limpar o painel, a grade, as bobinas internas e as aletas;

> Deixe as peças secarem em local arejado;

> Recoloque as peças e pronto 🙂

Quando devo trocar o filtro do meu ar-condicionado?

Isso vai depender muito do quanto você usa o ar-condicionado, no entanto, uma frequência mínima de manutenção é a cada 6 meses!

A Ypê conta com produtos ideais para limpar o seu ar-condicionado de maneira segura e eficiente – confira aqui!

Leia também: Como organizar o armário da lavandaria

Você achou esse artigo útil?

Como limpar o ar-condicionado corretamente?