Como receber visitas e deixá-las confortáveis?

Receber visitas é sempre bom não é mesmo? Separamos aqui algumas dicas para você receber todas com tranquilidade, em qualquer situação!
Como receber visitas e deixá-las confortáveis?

Visita surpresa ou planejada com antecedência, é bem comum que elas provoquem um pouco de ansiedade: como receber visitas? A casa está arrumada o suficiente? O que oferecer para beber ou comer? Do que elas gostam?

O sentimento é natural. Afinal de contas, ao receber pessoas em nossas casas, estamos revelando um pouco da nossa personalidade e intimidade – e gostamos de nos apresentar da melhor forma possível.

Mas é importante lembrar: preparar-se para receber bem não significa fingir algo que não se é. Você não precisa se transformar numa pessoa superchique e comer com mil talheres, se isso não é o seu natural.

O que comprar para receber visitas em casa?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/12/30151332/como_receber_visitas-scaled.jpg

Se você está montando a casa e quer ficar preparado para receber futuras visitas, é interessante ter alguns itens já em casa:

  • um conjunto de copos, xícaras, pratos e taças adequado ao número de pessoas que você imagina que vá receber
  • travessas e petisqueiras
  • toalhas macias de rosto e de corpo extra
  • um colchão extra ou sofá-cama
  • lençóis e cobertas extra
  • aromatizador de ambientes
  • lugares para sentar – pufes e móveis multifuncionais ajudam nessa hora

Também reunimos algumas ideias para ter sempre o que servir às visitas:

  • Biscoitinho, castanhas ou frutas secas que possam ser armazenados na despensa por mais tempo
  • Diferentes tipos de chá
  • Salgados e pães de queijo congelados

Como receber visitas: 5 dicas para impressionar seus hóspedes

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/12/30151302/como_receber_visitas_para_jantar-scaled.jpg

Mais do que impressionar, é importante se preocupar em deixar as pessoas à vontade e mostrar como são bem-vindas. Alguns detalhes podem te ajudar nisso:

1. Casa limpa e organizada é sempre bom para receber as visitas. Pensar que elas podem chegar a qualquer momento pode ser um bom motivador para manter a ordem no lar, principalmente no banheiro e na sala.

2. Mas a casa é viva! A menos que você esteja planejando um evento importantíssimo, a casa não precisa estar impecável, como em uma foto de revista. As pessoas leem, estudam, comem… e dificilmente arrumam tudo imediatamente. Assuma seu estilo de vida!

3. Ter em casa alguns tipos de lanchinhos para oferecer e água filtrada geladinha ou um chá também são formas bem simpáticas de mostrar que a pessoa é bem-vinda.

4. Mostre-lhe onde ela pode deixar bolsas ou malas, onde fica o banheiro e a cozinha. Ao servir água ou qualquer petisco, já mostre onde ela pode pegar mais, a hora que quiser sem precisar pedir.

5. Se a visita já estava agendada, é possível se preparar melhor. Uma boa dica é descobrir se ela tem alguma restrição ou preferência alimentar para evitar constrangimentos.

Como receber visitas na quarentena

Com a flexibilização do isolamento social imposto pela pandemia, já é possível voltar a receber alguns amigos em casa. Mas é interessante manter alguns protocolos aprendidos no auge da quarentena:

1. Não receba visitas se estiver doente. Não tenha vergonha de cancelar, caso sintomas de resfriado ou virose apareçam na véspera.

2. Mantenha as janelas abertas para ter o ambiente bem ventilado.

3. Evite ainda muitas aglomerações em casa.

4. Não compartilhe copos e talheres.

5. Use sinalizadores de copos e taças para as pessoas não se confundirem e compartilharem sem querer.

6. Se for hábito na sua casa tirar os sapatos, avise logo na chegada. Se possível, ofereça chinelos ou protetores para os pés.

7. Se não houver lavabo, tenha álcool em gel na entrada para a visita higienizar as mãos.

8. Pense em onde os convidados podem colocar suas máscaras, quando a retirarem para comer ou beber algo: um saco de papel ou ganchinhos são uma boa pedida.

Como receber visitas para dormir

Se você vai receber alguém para dormir em casa, certifique-se de que o quarto onde ela vai dormir está limpo. Confira também se há lençóis limpos, cobertas e toalhas. Se possível, deixe cobertas e travesseiros no sol na véspera.

Confira se o banheiro que a pessoa vai usar tem papel higiênico, toalha e sabonete.

No quarto, reserve um espaço para que a pessoa guarde sua mala ou itens pessoais. Deixar água e um copo no quarto também ajuda a deixar a pessoa mais confortável.

Como receber visitas para almoço ou jantar

A visita vem almoçar ou jantar? Mostre que você está feliz em recebê-la. Por mais que ela diga que “não precisa se preocupar”, é importante perguntar se tem alguma restrição ou preferência alimentar.

Montar uma mesa bonita também é uma forma de mostrar que você está feliz em receber a pessoa. Use suas louças mais bonitas!

Ter diferentes tipos de bebidas – com ou sem álcool, café, chás e água – sempre é bom para acertar com todos os convidados.

Se houver limitações de orçamento, não hesite em pedir que a pessoa leve algum item, como petiscos para entrada, sobremesa ou bebida. Apresente uma sugestão ou antecipe qual será o cardápio para a pessoa pensar em uma combinação.

“Não repara a bagunça” – Casa limpa e organizada para receber visitas inesperadas

Essa costuma ser a primeira preocupação das pessoas ao saberem que uma visita está chegando. Afinal, não queremos que pensem que somos bagunceiros ou relaxados! Se você tem pouco tempo até a visita chegar, comece pelas prioridades:

1. aquela geralzinha rápida no banheiro social ou lavabo: toalha limpa, vaso limpo, papel higiênico e sabonete para as mãos disponíveis, lixeira vazia. Importante recolher toalhas molhadas, roupas sujas e as roupas íntimas que estejam penduradas no box, se você tiver esse costume! Uma vassoura se tiver fios de cabelo do chão e um paninho se houver muitos respingos no espelho são bem-vindos. Um aromatizador suave (sem exagero!) também ajudar a passar uma boa impressão. Acredite, dá para fazer tudo isso em alguns minutos!

2. Na sala, vale correr para juntas as bagunças e tirá-las do caminho das visitas. Se for muita coisa, vale colocar numa ambiente que a visita não vá entrar, ou dentro do armário mesmo.

3. O cesto de roupa suja está cheio? Dá para colocar tudo dentro da máquina de lavar. Só depois não se esqueça de fazer a separação direitinho na hora de lavar as roupas para valer.

4. Na cozinha, organize a louça dentro da pia e passe um paninho na mesa para ter onde servir água, por exemplo.

Mas, se a visita nem avisou, e só chegou, o jeito é assumir a bagunça mesmo. E sabe que tem um lado positivo? A pessoa vê em você uma pessoa normal, que não tem tudo brilhando o tempo todo. É possível que ela até se identifique.

 Para receber as visitas bem uma boa faxina é essencial, né? Confira nossas dicas para fazer uma excelente limpeza da casa!

Você achou esse artigo útil?

Como receber visitas e deixá-las confortáveis?