Como secar roupa em dia de chuva?

Dia chuvoso e roupa molhada. Como secar mais rápido e tirar o mau odor que fica? Confira nossas dicas nesta matéria!
Como secar roupa em dia de chuva?

Saber como secar roupa em dia de chuva com certeza diminuirá a frustração de tentar retirar as roupas do varal após horas penduradas e perceber que ainda estão molhadas ou úmidas.

Ah, isso sem mencionar o cheiro de molhado na roupa, situação que muitos de nós já enfrentamos!

Por isso, vamos conferir algumas dicas que podem ajudar.

Como secar roupa em dia de chuva: 5 dicas

Vamos conferir agora 5 etapas que podem ajudar!

1. Priorize peças para lavar

Priorize as peças que precisam ser lavadas com mais urgência, como a roupa do trabalho ou uniforme da escola das crianças.

Realizando essa divisão, você libera espaço no varal na hora de secar – o que facilita a circulação do ar.

2. Retire o excesso de água

Torça as roupas (com delicadeza) se a lavagem for à mão, para retirar o excesso de água antes de secar.

Se a lavagem for na máquina, é importante centrifugar ao final. Essa é uma tarefa simples, mas que ajuda muito em dias chuvosos, já que o ar retém umidade.

3. Seque as roupas no varal móvel

Opte pelo varal móvel. A flexibilidade de uso proporciona uma vantagem: você pode mover o varal contra a direção das gotas da chuva.

Prefira posicionar o varal no local mais arejado da casa, ao mesmo tempo que protegido dos respingos da chuva.

Conheça os tipos de varal aqui!

4. Pendure as roupas espaçadamente

Pendure as roupas de forma espaçada e bem esticadas, para favorecer a circulação do ar – evite sobrepor as peças. Inclusive, outra dica aqui é usar cabides para deixar as roupas mais esticadas.

5. Para resultados mais rápidos, use ventilador ou secador de cabelo

Para ajudar na secagem, use um ventilador ou secador de cabelo. O ventilador pode ficar ligado com as hélices direcionadas para as roupas.

Já o secador é mais indicado para situações imediatas, como precisar usar a peça de roupa no mesmo dia, por exemplo.

Álcool: um segredo para secar a roupa mais rápido

Lavou a roupa na máquina? Colocar a medida de duas tampinhas de álcool no último ciclo de lavagem pode agilizar o momento de secagem!

Cuidado com técnicas perigosas para secar roupa em dia de chuva

Algumas técnicas podem soar atrativas por proporcionarem uma secagem mais rápida, porém, a pressa (principalmente neste caso) é a maior inimiga da perfeição!

Saiba quais métodos você deve evitar, devido aos riscos:

> Usar o ferro de passar enquanto as roupas estiverem molhadas – alô, fungos, podem vir! Esse é um convite propício aos micro-organismos!

Outro motivo para evitar a prática é que ela pode causar um pequeno choque térmico ao tecido da roupa, esticando as fibras ou rasgando alguns fios.

> Colocar a roupa dentro do micro-ondas. A roupa pode ficar com cheiro de alimento; manchar e soltar fiapos da fibra do tecido (o que definitivamente não queremos ver dentro de um prato com comida).

Além disso, a roupa também pode sofrer alterações no visual, já que esse eletrodoméstico não foi feito para secar roupas.

Como evitar o mau cheiro da roupa em tempo de chuva?

Antes de tudo, é importante saber: ambientes úmidos e molhados são ótimos chamarizes para a proliferação de bactérias e fungos.

Por essa razão, as roupas que se encontram nessa situação têm uma tendência maior a acumularem micro-organismos, que causam mau odor.

Dito isso, evite guardar roupas úmidas no guarda-roupa, ok? E, caso as gotas da chuva respinguem no varal ocasionando o mau cheiro da peça, polvilhe bicarbonato de sódio – isso ajuda a absorver o cheiro.

A chuva molhou minha roupa. Como tirar o cheiro ruim?

Quem nunca viveu um incidente de temporal em meio à rotina sem um guarda-chuva na mochila?

Em uma situação como essas, a chuva pode não ter sido prevista, mas o resultado sim: roupas 100% encharcadas – e fedidas!

Para neutralizar esse odor, faça o seguinte:

  • Misture, em um recipiente, os ingredientes nessa ordem: 1 xícara de água; 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio; ½ xícara de álcool; ½ xícara de vinagre de álcool; ½ tampa de amaciante;
  • Transfira a mistura para um borrifador;
  • Borrife nas peças de roupas que estiverem molhadas e disponha em um local arejado, para que absorvam 100% dessa mistura.

Você achou esse artigo útil?

Como secar roupa em dia de chuva?