Quer aprender como secar roupa rápido, para deixar sua rotina mais prática e descomplicada?

Confira, nesta matéria, dicas úteis para deixar as roupas secas com segurança e eficiência. E aprenda, também, que conselhos evitar, para não estragar os tecidos nem provocar acidentes.

Secar roupa rápido deixa as peças com mau cheiro?

A principal causa de odor desagradável nas roupas após a lavagem é a proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias. E sabe qual é o tipo de ambiente em que esses micróbios melhor se adaptam? Aqueles úmidos e longe da luz solar.

Portanto, o que deixa a roupa com mau cheiro não é secar rápido, pelo contrário. As peças ficarão fedendo se demorarem demais para secar ou, então, se você interromper a secagem e guardá-las sem que estejam completamente secas.

Como secar roupa rápido: 7 dicas e técnicas para colocar em prática

1. Se você lava as roupas na máquina, a centrifugação retira grande parte da água, tornando mais rápida a secagem. Alguns modelos de lavadora permitem até definir o número de rotações por minuto do tambor. Assim, quanto mais intensa a centrifugação, mais rápido as roupas secarão. Mas atenção: tecidos delicados podem ser danificados durante a centrifugação.

2. Colocar roupas demais no varal prejudica a secagem. Quanto mais esticadas e espaçadas as roupas estiverem, melhor as peças são arejadas e mais rápido secam.

3. Uma dica útil é usar cabides para pendurar as roupas no varal. Isso aumenta a área de exposição ao vento e também evita o contato com as outras peças.

4. Sempre que puder, seque ao vento. Pode ser em área externa ou próximo a uma janela aberta.

5. Se as peças puderem ser expostas ao sol, estenda-as em local ensolarado para a secagem sempre que possível. Isso faz as roupas secarem mais rápido e evita a proliferação de micro-organismos. Dê preferência aos dias ensolarados para lavar e secar suas roupas.

6. Você está secando as roupas dentro de casa e não há vento? Pode posicionar um ventilador apontado para o varal.

7. Também é possível utilizar um secador de cabelo para apressar a secagem, com cuidado para que o aparelho não toque nas roupas.

Aqui vale um ponto de atenção: recorra às dicas 6 e 7 apenas em casas de emergência. O ideal é se programar e aproveitar as condições naturais ao invés de gastar energia com o uso do ventilador e do secador, não é mesmo?!

Cuidado com técnicas perigosas na hora de secar roupa rápido

Tome cuidado com algumas receitas populares para secar roupa rápido, pois podem provocar acidentes graves ou estragar as roupas.

Por exemplo, algumas pessoas recomendam secar as roupas penduradas na grade que fica na parte de trás da geladeira. Mas isso é perigoso, pois aquela área serve para dissipar o calor do refrigerador. Portanto, se a tela for obstruída pela roupa, isso prejudicará o funcionamento do eletrodoméstico. Além de sobrecarregar o motor da sua geladeira, isso poderá elevar o valor da conta de luz.

Também não se deve colocar roupa para secar sobre aquecedores, pois há o risco de superaquecimento, que pode até provocar um incêndio.

E secar roupa no micro-ondas, pode? É algo que não deve ser feito, por diversas razões. Por exemplo, você pode estragar as roupas, pode manchá-las, deixá-las com cheiro de comida, danificar o forno.

Além disso, também não é seguro secar roupas dentro de fornos convencionais. Mesmo se você tentar fazer isso de um jeito seguro, as chances de acidentes e de danos irreversíveis às peças são muito altas.

Há diversos tipos de varal que podem ser utilizados para secar suas roupas mais rápido. Conheça eles aqui!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados