Como tirar mancha de corante da roupa: confira guia completo

Corantes alimentícios são aliados perfeitos para deixar sobremesas e pratos coloridos, mas por serem altamente concentrados mancham os tecidos facilmente. Confira o passo a passo para recuperar roupas manchadas por corante
Como tirar mancha de corante da roupa: confira guia completo

Como tirar mancha de corante de roupa pode ficar mais simples? Usar corante na cozinha é ótimo para dar vida aos alimentos, mas é sempre aquele risco: qualquer coisinha fora da panela já mancha, né? Usar avental e luvas ajuda bastante, mas sempre pode escapar uma pigmentação aqui e ali…

Para te ajudar a se livrar dessas manchas, montamos abaixo um passo a passo usando soluções caseiras. Se você tiver em casa o Tira Manchas Tixan Ypê, não precisa nem se preocupar: basta levar a roupa à máquina com o produto ou deixá-la de molho e lavar à mão.

É possível tirar manchas de todas as cores de corante da roupa?

Sim, mas vai depender do tempo entre o momento em que a mancha foi feita até quando você iniciou a limpeza. Quanto mais rápido você agir para removê-la, melhor.

Quanto mais tempo o corante ficar em contato com o tecido, mais difícil vai ser tirá-lo. Em último caso, só com removedor de manchas.

Como tirar mancha de corante da roupa: lista de produtos e materiais

Você vai precisar de água morna, esponja, alvejante ou vinagre, sabão em pó (ou detergente neutro) e uma bacia (ou pia). O uso de luvas também é recomendado.

Como tirar mancha de corante da roupa: passo a passo

As soluções para tirar mancha de corante da roupa vão variar de acordo com o tamanho da mancha e o tempo desde que ela foi feita. Manchou? Vire imediatamente a peça pelo avesso e deixe a área manchada sob água corrente. Isso vai ajudar a expulsar o corante do tecido. A água morna pode apressar o processo.

Se persistir, você pode usar uma medida de 60 ml de alvejante para 4 litros de água e esfregar cuidadosamente o local com uma esponja, fazendo movimentos circulares. Caso não tenha alvejante, pode substituir por vinagre branco, adicionando o dobro da medida na água, 120 ml para 4 litros, portanto. Deixe de molho por meia hora, depois enxague e lave com sabão.

A mancha permanece? É melhor usar um removedor de manchas. Com o Tira Manchas Tixan Ypê, por exemplo, basta adicionar uma medida de 30 g em 4 litros de água morna. Deixe a peça de molho por até uma hora, se for colorida, e até seis horas se for branca. Depois enxague, esfregue com cuidado e lave com sabão.

Como tirar mancha de corante da roupa branca

Antes de tudo, confira na etiqueta se a roupa pode receber alvejante. Em caso negativo, você pode tentar a solução de 120 ml de vinagre para 4 litros de água morna, por exemplo. Se for possível usar alvejante, o passo a passo é simples: deixe a peça de molho numa solução de 60 ml de alvejante para 4 litros de água, por meia hora.

Preste atenção a esse tempo, o alvejante, por ser mais abrasivo, pode danificar o tecido quando em contato por mais tempo do que o necessário. Depois, enxague e lave com movimentos cuidadosos, usando sabão lava-roupas para finalizar o processo.

A mancha na roupa branca persiste? Hora de recorrer ao tira-manchas. Dilua 30 g de Tira Manchas em 4 litros de água morna e deixe a peça de molho por até seis horas. Depois enxague e lave com cuidado.

Como tirar mancha de corante da roupa com renda

Por ser um tecido muito delicado, todo cuidado é pouco na hora de lidar com roupas de renda. Você pode usar as mesmas soluções que indicamos acima, mas com parcimônia. O vinagre e o alvejante, quando em contato por muito tempo, podem danificar o tecido.

Caso utilize vinagre ou alvejante (confira se é possível na etiqueta), dilua 120 ml ou 60 ml em 4 litros de água morna e deixe de molho por no máximo meia hora. Enxague e lave cuidadosamente.

Se tiver um tira-manchas em casa, fica mais simples ainda: dilua 30 g em quatro litros de água morna e deixe de molho.

Como tirar mancha de corante da roupa colorida

Antes de qualquer coisa: mantenha a roupa colorida longe do alvejante! Você pode usar vinagre branco, numa medida de 120 ml para 4 litros de água morna, e deixar de molho por meia hora. Depois enxague e lave usando sabão lava roupas.

Se a mancha persistir, melhor re correr ao tira-manchas. Você pode usá-lo diretamente na máquina de lavar ou diluir uma solução de 30 g em 4 litros de água morna e deixar a peça de molho por no máximo uma hora. Depois, é só enxaguar e lavar com cuidado usando sabão em pó.

Como tirar mancha de corante da roupa sem alvejante?

Nesse caso, você vai ter de recorrer a soluções caseiras como o vinagre diluído (120 ml em 4 litros de água). Álcool e amônia também podem ser usados nas mesmas medidas, mas faça-o com cuidado, porque são materiais mais abrasivos para os tecidos.

Você pode usar a mistura para esfregar a região manchada com cuidado ou deixar a peça de molho. Água morna ajuda muito no processo de tirar manchas. A temperatura considerada morna aqui é em torno de 40 °C, mais do que isso pode danificar o tecido.

E da mancha de chocolate, você sabe como se livrar? A gente explica aqui!

Você achou esse artigo útil?

Como tirar mancha de corante da roupa: confira guia completo