Como umidificar o ar em 4 técnicas diferentes

A baixa umidade do ar pode afetar nossa saúde negativamente. Conheça soluções fáceis e caseiras para amenizá-la.
Como umidificar o ar em 4 técnicas diferentes

Técnicas caseiras de como umidificar o ar são dúvidas frequentes, já que as consequências do ar seco são sempre incômodas e persistentes para muitas pessoas.

A umidade do ambiente representa a quantidade de vapor de água no ar, e é variável dependendo da estação, do clima e do local, sendo comumente mais alta no verão e mais baixa no inverno. Enquanto por um lado os malefícios da umidade exagerada, como fungos e bactérias, são discutidos amplamente, pouco se fala dos perigos de um ambiente com umidade inferior a 40%.

Beber bastante água é essencial para manter os níveis de hidratação do corpo, assim como usar produtos tópicos especializados sobre a pele. Mas existem situações em que não podemos combater a desidratação apenas com interferências a nível pessoal, no nosso próprio corpo. É quando chega a hora de atuar diretamente na manutenção de um ambiente mais saudável.

Umidificar o ar: para que serve?

Para combater os efeitos do ar seco, como desconforto e piora de condições crônicas, como rinite, bronquite e sinusite, umidificar o ar é uma ótima tática. A ação também auxilia na diminuição dos efeitos da poluição e em uma sensação térmica mais agradável.

Quais são os perigos do ar seco para a saúde?

Além do desconforto físico, a saúde também sofre com o ar seco. O próprio desconforto pode ser responsável por intervir negativamente na qualidade do sono: a longo prazo, sabemos que sono de má qualidade está ligado a doenças, como diabetes e problemas cardiovasculares, além de sintomas como irritabilidade e confusão mental.

A imunidade é um dos fatores mais importantes a se considerar quando falamos da umidificação do ar. Quando o tempo está muito seco, sabemos que há um impacto prejudicial sobre nossas defesas, agravando diversas condições crônicas, como rinite, psoríase, pele atópica, bronquite, olho seco e asma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a inflamação da mucosa do nariz acontece em 1 entre cada 4 pessoas no Brasil. As infecções e inflamações, consequência da baixa imunidade, acabam sendo comuns principalmente em crianças, idosos e doentes crônicos.

Como umidificar o ar: passo a passo

É possível encontrar soluções práticas de como umidificar o ar, muitas vezes com itens que você pode ter na sua própria casa. Leia abaixo dicas para criar um ambiente com um ar mais limpo e saudável.

Como umidificar o ar com ventilador

Existem técnicas para aproveitar o potencial de evaporação aumentado pelo ventilador para criar uma forma fácil e barata de umidificar o ar em casa, no entanto elas não são recomendadas. Isso porque o contato entre coisas úmidas e o ventilador, que é elétrico, pode causar um curto circuito.

Como umidificar o ambiente com ar-condicionado

Sabemos que o ar-condicionado pode deixar o ar mais seco. Por isso, o ambiente pode se beneficiar de elementos como plantas, aquários ou pequenas fontes, que também funcionam como itens decorativos. Caso o ambiente tenha um banheiro conectado, como no caso de suítes, deixar a porta aberta após o banho é uma solução contraintuitiva, mas eficaz.

Como umidificar o ar com inalador

É possível colocar água em inaladores e nebulizadores, ligá-los na tomada e deixar que a névoa de vapor umidifique o ar aos poucos.

Como umidificar o ar com bacia de água

Ao contrário do que se acredita, a bacia de água não é a melhor opção na hora de umidificar o ambiente: não promove uma evaporação consistente e relevante por causa de sua pequena superfície de contato. Dessa forma, utilizar uma toalha molhada é uma alternativa muito mais efetiva e sustentável: além de apresentar melhor índice de evaporação, impede um gasto excessivo de água.

Sinais de que você precisa umidificar o ar do seu ambiente

Existem termômetros específicos capazes de medir a umidade do ar, em que o valor de 40% se torna o mínimo necessário para um ambiente saudável. Para quem não dispõe dessa ferramenta, também é possível se atentar à própria previsão do tempo local, onde geralmente encontramos esse dado.

Umidificar o ar é um importante cuidado com a saúde. Clique aqui para conferir mais dicas de saúde!

Você achou esse artigo útil?

Como umidificar o ar em 4 técnicas diferentes