Detergente: o que é, para que serve e outras utilidade

Se tem um produto que está sempre ao alcance de nossas mãos é o detergente! Vem com a gente entender mais os benefícios deste produto e como você pode aproveitar tudo isso na sua rotina de limpeza
Detergente: o que é, para que serve e outras utilidade

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos a palavra detergente? Vamos tentar adivinhar: louças! Acertamos? Essa é a resposta que a maioria das pessoas daria.

Bem, acontece que o detergente pode servir para muito além de lavar uma louça, sendo um grande aliado em situações adversas e inesperadas. Aliás, você sabe qual a exata finalidade de cada tipo de detergente?

Vamos explorar todas essas questões!

O que é um detergente?

A começar pelo significado: afinal, o que é o detergente? Nós usamos com frequência, ele está presente no dia a dia, mas poucos sabem definir o que de fato é o detergente.

Mas a gente explica! De forma resumida, os detergentes são substâncias químicas formadas por um composto de orgânicos que conseguem dispersar sujeiras.

Você pode ver escrito por aí que o detergente “emulsiona óleos”. Esse processo de emulsão só é possível quando temos duas fases que não se misturam – no caso, a água – uma fase – e o óleo que tem dentro do detergente – outra fase.

É só por conta desse óleo específico que tem dentro do detergente, que ele consegue expulsar as gordurinhas das louças, entendeu?

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/25101032/detergente-guia-completo-lava-loucas-ype-neutro-scaled.jpg

Por que o detergente elimina a gordura?

Em palavras simples, as moléculas do detergente, literalmente, destroem a gordura em micropedacinhos!

Funciona assim: algumas moléculas do detergente vão correndo para a gordura, enquanto outras, correm para a água. “Mas por que parte do detergente vai para a água também?”

Bem, você já reparou que a água sozinha não limpa gordura? Isso se deve à película protetora que a água possui, a impedindo de remover gorduras

– o nome técnico para isso é “tensão superficial”.

Enquanto lavamos a louça, algumas moléculas do detergente vão para as gorduras das panelas, talheres, pratos ou copos e, outras, para a água.

As moléculas do detergente que foram para a água ajudam a destruir sua película protetora, transformando a água em uma aliada perfeita para remover gorduras junto do detergente – é por isso que o detergente leva como nome técnico “agente tensoativo”.

Resultado: as gorduras são dissolvidas na água e vão embora!

Quais são os diferentes tipos de detergente e para que servem?

Agora que você já se tornou expert no assunto de ação do detergente, vamos explorar os tipos existentes!

Detergentes ácidos

Sabe aquela ferrugem na panela? É perfeita para ser removida com o detergente ácido. A reação química desse detergente é capaz de melhorar esse aspecto, bem como sujeiras “mineirais”, no geral!

Detergentes neutros

Aquela louça que você ganhou de presente – de você mesma(o) ou de alguém – e significa muito para você: pode usar o detergente neutro nela sem medo, tá?

Esse tipo de detergente foi desenvolvido especialmente para proteger as superfícies mais delicadas, como cerâmicas, porcelanatos, laminados, madeira e outros.

Detergentes alcalinos

Batata frita caseira é uma delícia – mas o que definitivamente não é uma delícia é a louça toda engordurada que fica depois. Para isso, experimente usar o detergente alcalino, feito para remover gorduras mais resistentes e óleos.

É, inclusive, um detergente bastante usado por indústrias alimentícias!

Confira mais sobre nosso catálogo de produtos aqui!

Para que serve cada detergente Ypê?

Os detergentes de capim-limão, limão e maçã têm uma tecnologia de odor que ajuda a neutralizar cheiros, como peixe, ovo, cebola e alho – lembre desse detergente para depois das ceias em datas especiais!

Já as versões coco e clear care têm como foco a sensação de suavidade nas mãos. Bom para quem não se adaptou às luvas e prefere lavar a louça no modo raiz!

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/25101236/detergente-guia-completo-detergentes-ype.png

5 aplicações de detergente para além da louça

Como mencionamos no começo da matéria, o detergente pode ser um grande aliado, dependendo da função que você atribui a ele.

Vamos conhecer então outras aplicações que podem ser destinadas ao detergente!

1-Tira-manchas

Apressada(o) para sair de casa, você acaba manchando a blusa. Mas não é o fim do mundo: corra para a cozinha, aplique um pouco de detergente diretamente na mancha – de forma proporcional ao tamanho da mancha – esfregue um pouco e enxágue com água.

Essa dica pode te salvar, e pode usar até em tecidos delicados!

2- Dedetizador

Aqui, o detergente não substitui um inseticida, mas com certeza quebra um galho!

Quando o verão chegar e os mosquitos surgirem, lembre-se dessa dica: misture em um borrifador duas colheres de detergente em 1 litro de água e use em direção aos insetos.

Confira dicas de como espantar as formigas de casa!

3- Pulverizador

O detergente funcionará novamente para afastar insetos, mas, nessa situação, é apenas para quem ama o cultivo de plantas!

Basta diluir de três a quatro gotas de detergente em 1 litro de água e borrifar em suas plantinhas.

4- Lustra-móveis

Versátil, como dissemos, o detergente pode ser usado até como uma espécie de lustra-móveis. É só diluir em água morna, de forma proporcional ao tamanho do móvel e à limpeza desejada..

5- Desentupir o vaso sanitário

Se o desentupidor está em falta, aposte no detergente! É bem simples: basta despejar meia xícara de detergente no vaso e esperar de 10 a 15 minutos. Depois, jogue água fervente e vá repetindo o processo caso necessário. Você pode conferir com mais detalhes como fazer esse processo clicando aqui 

Mesmo em situações não tão agradáveis, o detergente estará lá por você: como mencionamos, pode ser um ótimo aliado! 

Para utilizar seu detergente com mais sabedoria, leia também nosso texto com dicas para economizar lavando a louça!

 

Você achou esse artigo útil?

Detergente: o que é, para que serve e outras utilidade