Dicas de saúde bucal: saiba como manter os dentes limpos e saudáveis

A higiene é um hábito que precisa ser prioridade no dia a dia já usou o fio dental hoje? Leia nossas dicas de saúde bucal aqui!
Dicas de saúde bucal: saiba como manter os dentes limpos e saudáveis

Higiene precisa ser prioridade! Por isso, trouxemos boas dicas de saúde bucal para inserir na rotina (e criar este hábito). Vamos lá?

O que significa ter uma saúde bucal em dia?

Quando há ausência de alterações e incômodos dentários, provavelmente, sua saúde bucal está correta – isso é o que parece, ao menos, não é?

Ir ao dentista regularmente pode ser benéfico por este motivo: às vezes, algumas placas ou feridas na boca não são visíveis a olho nu e, se não tratadas, podem evoluir para outros problemas.

Se você tem uma rotina de higiene bucal, segue tudo certinho e ainda visita seu dentista regularmente, então, sim, provavelmente sua saúde bucal está em dia 😉

Quais são os sinais de uma má saúde bucal?

Os mesmos sinais que podem indicar uma má saúde bucal, também podem ser alertas para outros problemas de saúde! É uma questão de identificar a causa do problema.

Fique de olho em:

  • Sangramento na gengiva: pode ser resultado da força usada para escovar os dentes; pode sinalizar alguma ferida; pode indicar uma gengivite ou diabetes (devido à coagulação sanguínea)
  • Mau hálito: pode ser pela falta de higiene bucal ou pela má realização dela; pode ser o indicativo de outras doenças, como diabetes, periodontite (estágio avançado da gengivite), cáries ou problemas estomacais
  • Feridas: podem surgir dentro da boca ou nos lábios. As feridas podem ser o resultado do enfraquecimento do sistema imunológico; ingestão de alimentos ácidos que desequilibram o pH bucal; questões emocionais; falta de vitaminas; sono desregulado; vírus ou aftas
  • Mudanças na textura ou cor da língua: pode indicar acúmulo de restos de alimentos e bactérias, pela má higienização da língua; pode indicar doenças adjacentes, se for o caso da língua geográfica; pode indicar carências de vitaminas

6 dicas de saúde bucal para praticar desde já

A higiene bucal é para a vida toda: confira bons hábitos para inserir na rotina das crianças e na sua!

1. Visite regularmente o dentista

2. Realize limpezas dentárias no consultório

Este procedimento ajuda a retirar as placas bacterianas mais profundas com utensílios específicos. Alguns cantinhos são impossíveis de alcançar apenas com a escova de dentes!

1. Escove, além dos dentes, a língua e a gengiva (com leveza)

2. Use o fio dental pelo menos 1 vez por dia

3. Prefira escovar os dentes de 20 a 30 minutos depois de comer. Esse é o tempo que a saliva leva para equilibrar o pH bucal após a ingestão de bebidas e/ou comidas

4. Guarde sua escova de dentes em locais arejados. Por isso, evite gavetas e locais úmidos, para não acumular bactérias.

Se você guarda sua escova de dentes em uma caixinha para levar ao trabalho, certifique-se de que, pelo menos, está tudo bem sequinho. Não guarde com água dentro.

Como limpar a dentadura?

  • Remova a dentadura com cuidado e coloque-a em um pote com água
  • Com a ajuda de uma escova de dentes e pasta de dentes não abrasiva, escove a dentadura
  • Enxágue a dentadura com água fria e pronto!

Além disso, ao menos 1 vez na semana deixe a dentadura de molho em um pote com água e 2 gotas de água sanitária por 30 minutos.

Enxágue bem e, antes de colocar de volta, use um enxaguante bucal e massageie sua gengiva com uma escova de cerdas macias. Depois, é só colocar de volta!

Dicas de saúde bucal bônus: aprenda a limpar sua escova de dente

A escova de dentes não pode ficar de lado: se a boca fica limpinha, o que usamos para limpá-la também precisa ficar!

Como limpar a escova de dente?

Em um copo com água, mergulhe sua escova de dentes e acrescente 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e 1 colher de chá de água oxigenada de 3%,

Agite a escova na solução, aguarde 10 minutos e enxágue em água corrente. Pronto!

Como limpar porta-escova de dente?

Use água e detergente! Com o auxílio de uma esponja limpa, é só esfregar o porta-escova de dentes. Depois, enxágue com água quente.

Cuidar da saúde bucal é um dos pontos que merecem sua atenção – confira dicas para cuidar da sua saúde clicando aqui!

Você achou esse artigo útil?

Dicas de saúde bucal: saiba como manter os dentes limpos e saudáveis