Dicas de saúde para uma vida com equilíbrio e bem-estar

O Bem estar parte do nosso próprio bem querer! Cuidar da nossa saúde e da nossa família é o tipo de cuidado que não pode deixar para depois. Vem a gente entender se vocês estão olhando para a saúde de uma forma integral, acompanhe
Dicas de saúde para uma vida com equilíbrio e bem-estar

Você procura mais bem-estar? Confira, neste artigo, dicas de saúde para toda a família ter uma vida equilibrada.

Nos tópicos abaixo, trataremos de como manter a saúde nos âmbitos físico, mental e social, com mudanças de hábitos que vão da alimentação à rotina de trabalho. Vem com a gente! Vamos juntos buscar mais qualidade de vida?

Afinal, o que é saúde?

Em que você pensa quando ouve ou lê a palavra “saúde”? Em remédios, estar livre de doenças, atendimento médico ou hospitalar? Todas essas questões dizem respeito ao funcionamento do nosso corpo, mas o conceito de saúde é bem mais amplo que isso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde é um todo que engloba três dimensões: física, mental e social. Todas as três áreas precisam da nossa atenção para que tenhamos bem-estar.

Portanto, não basta estar apenas livre de doenças do corpo; é preciso também um equilíbrio nas questões de saúde mental e de relações sociais. Como você está cuidando dos três pilares do bem-estar?

Quais são os benefícios de cuidar da saúde?

Cuidar da saúde é importante e vantajoso para você e sua família em vários sentidos. Primeiro, o mais óbvio: quem tem hábitos saudáveis evita doenças e vive mais.

Além disso, ao cuidar da saúde você vive melhor. Seu dia a dia é muito mais leve, tranquilo e prazeroso quando você tem qualidade de vida. Imagine ter de deixar de comer algo ou desistir de alguma atividade que você gosta por causa de alguma doença. Então, cuidar da saúde te permite fazer mais coisas.

Outro benefício de cuidar da saúde é financeiro. Remédios e tratamento médico podem custar caro. Como diz aquele ditado, é melhor (e mais barato) prevenir do que remediar, certo?

Dicas de saúde e bem-estar para pôr em prática

Vamos falar de como colocar em prática esses cuidados com a saúde? Confira, a seguir, dicas para o dia a dia da sua família ser mais saudável.

Dicas de saúde física

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1. Procure ter pelo menos uma consulta médica ao ano, para avaliar seu estado geral de saúde. Se você não dispõe de um plano de saúde, pode se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua casa. Pelo ConecteSUS você pode consultar o  local de atendimento mais próximo da sua residência.

2. Faça seus exames de rotina, indicados pelo médico, para prevenir ou detectar precocemente alguma doença (descobrir no início sempre aumenta as chances de cura).

3. Não descuide da saúde bucal. Sabia que as cáries, além de comprometer seus dentes, podem ser a porta de entrada para infecções em outras partes do corpo? O ideal é ter uma consulta com dentista ao menos uma vez por ano.

4. Além de visitar regularmente o dentista, cuide dos dentes em casa. Passar o fio dental ao menos uma vez por dia e escovar os dentes após cada refeição é fundamental.

5. Também é importante cuidar da higiene do resto do corpo. Tomar banho diariamente e lavar as mãos sempre que voltar da rua, após usar o banheiro e antes das refeições são hábitos que fazem a diferença.

6. Mantenha uma rotina de atividade física. Não precisa ser um treino pesado na academia, se não puder ou não quiser. Uma boa caminhada por dia já ajuda a melhorar o funcionamento do seu corpo e, claro, serve para queimar calorias.

7. Um cuidado importante: vale consultar o médico antes de iniciar a prática de atividade física. Isso serve para verificar se você tem alguma restrição cardíaca ou de outra natureza ao esforço físico.

8. Está sem tempo para fazer exercícios? Que tal encaixar a atividade física na sua rotina? Por exemplo, se você precisa ir ao banco e pode ir e voltar a pé, está usando o tempo a seu favor. Volta do trabalho de ônibus? Que tal descer alguns pontos antes e caminhar o trajeto restante até sua casa? É uma forma de movimentar o corpo economizando tempo.

9. Não descuide da sua rotina de sono. Dormir cerca de 8 horas diárias ajuda no bem-estar.

10. Evite o cigarro e bebidas alcoólicas em excesso.

Dicas de saúde alimentar

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Uma alimentação saudável é muito importante para uma vida com bem-estar e equilíbrio. Você tem dado a devida atenção ao que põe no prato? Apresentamos, aqui, alguns conselhos para uma relação saudável com a comida.

1. Dê preferência a alimentos frescos, em vez dos chamados “ultraprocessados”, que têm altas concentrações de sódio, açúcar e gordura, além dos conservantes. Por exemplo, carne comprada in natura é mais saudável que carne enlatada. Uma lasanha que você prepara com ingredientes frescos é mais saudável que a versão congelada de caixinha.

2. Leia sempre os rótulos dos produtos antes de comprar. Por quê? No rótulo você encontra a lista de ingredientes do produto. Dê preferência a alimentos com poucos ingredientes na composição.

3. Além disso, preste atenção à ordem: nos rótulos, os ingredientes costumam ser listados na ordem de concentração. Então, se o açúcar é o primeiro da lista, por exemplo, isso quer dizer que o açúcar é o produto mais presente naquele alimento.

4. Por falar nisso, chegou o momento que você talvez estivesse temendo: hora de dizer para reduzir o consumo de açúcar. Sim, é isso mesmo: açúcar em excesso traz problemas para a saúde, por isso evite consumir demais.

5. Você pode encontrar substitutos naturais para o açúcar, como, por exemplo, usar frutas para adoçar receitas.

6. Evite consumir refrigerantes em excesso, pois essas bebidas estão entre os campeões de concentração de açúcar.

7. Quanto ao sal, o principal vilão é o sódio dos ultraprocessados. Os rótulos dos produtos costumam indicar também o teor de sódio e de outros nutrientes. Para você comparar, saiba que a dose diária recomendada de sódio fica entre 500 mg e 2 g. Ora, se você ler o rótulo de uma embalagem de macarrão instantâneo, verá que uma porção pode conter mais de 1.500 mg de sódio. Isso é quase o total de consumo diário recomendado. Evite alimentos com sódio demais.

8. Outra dica importante é quanto às gorduras. Gordura em excesso pode causar uma série de problemas graves de saúde. Prefira alimentos que não contenham gordura hidrogenada (de novo, o mantra: leia os rótulos antes de comprar).

9. Vamos falar da hora de colocar a comida no prato? O mais saudável é que a refeição contenha todos os grupos alimentares. Um pouco de proteína (animal ou vegetal), leguminosas, carboidratos, vegetais. Comer de tudo é comer bem. Quer aprender quais são os alimentos de cada grupo? Clique e confira este artigo sobre a pirâmide alimentar.

10. Não se aflija. Não é necessário adotar uma dieta muito rígida, até porque assim você dificilmente conseguiria cumprir. Vale comer um pouco de tudo, cuidando para evitar o excesso de sódio, açúcar e gorduras.

Dicas de saúde mental

Cuidar da saúde mental é muito importante para nossa qualidade de vida e, às vezes, damos pouca atenção a essa questão. Confira algumas atitudes que ajudam a manter a mente em equilíbrio:

1. Tenha um hobby. Faz muito bem dedicar um tempo semanal a uma atividade que você ama.

2. Passe tempo com a família e com amigos. A interação social saudável é fundamental para nosso bem-estar.

3. Fale de sentimentos. Você tem uma pessoa com quem pode se abrir e falar abertamente dos problemas e inquietações? Guardar tudo dentro de você pode fazer mal, por isso é importante abrir seu coração.

Não tenha medo de procurar terapia. A ajuda de um profissional de saúde mental pode ser muito útil para você encontrar seu ponto de equilíbrio.

Saúde Mental, organização e limpeza tem tudo a ver! Confira aqui

Dicas de saúde no trabalho

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1. Faça pausas ao longo do dia. Após cada longo período de concentração nas tarefas, pare uns cinco minutos para aliviar a mente.

2. A cada pausa, levante-se, caminhe um pouco, estique o corpo.

3. Preste atenção à postura. Sentar-se em uma posição inadequada para trabalhar pode trazer problemas de saúde.

4. Conheça e respeite seu limite. Trabalhar por longos períodos sem descanso é estressante e pode prejudicar sua saúde física e mental.

4 dicas de saúde da casa

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Os cuidados com a casa também são importantes para o seu bem-estar. Saiba algumas atitudes que fazem a diferença na qualidade de vida da sua família:

1. Mantenha o ambiente sempre limpo e organizado.

2. Ambientes úmidos e escuros favorecem a proliferação de germes. Por isso, é importante deixar os cômodos sempre ventilados e, se possível, irradiados por luz solar.

3. Se tiver animais domésticos, lembre-se de cuidar bem da higiene e da saúde deles.

4. Um lar saudável é aquele onde as pessoas se sentem bem. Deixe sua casa com o seu jeito e crie um espaço em que a família se sinta segura e confortável.

Os exames de rotina são ótimos aliados na hora de cuidar da saúde. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui!

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