Luvas de limpeza: conheça os tipos e saiba como higienizar

Luvas de limpeza costumam ser subestimadas, mas esse é um dos itens que não podem faltar no seu kit de cuidados da casa. Entenda quais os tipos mais comuns e como cuidar desse acessório fundamental para proteger suas mãos.
Luvas de limpeza: conheça os tipos e saiba como higienizar

As luvas de limpeza são ótimos acessórios para faxina e atuam como aliada para esses momentos.

Apesar de muitos a considerarem dispensável, na hora de limpar a casa, são elas que ajudam a manter as mãos limpas e intactas de produtos químicos e também a evitar contato direto com a sujeira, diminuindo o risco de alergias ou contaminações.

Vamos explorar os tópicos a seguir:

> Onde usar luvas de limpeza

> Tipos de luvas de limpeza

> Como limpar luvas de limpeza

A limpeza do quintal está em dia? Confira técnicas

Onde usar luvas de limpeza

As luvas de limpeza podem ser usadas para lavar a louça, higienizar estofados, limpar a caixa de gordura, limpar vidros e pisos e o que mais você sentir necessidade no que diz respeito à limpeza doméstica.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22160603/luvas-de-limpeza-quando-usar-scaled.jpg

Tipos de luvas de limpeza

Assim como as finalidades de limpeza variam, os tipos de luvas também. Existem algumas que funcionam melhor para limpezas comuns, enquanto, outras, para limpezas mais profundas.

Vamos conhecer os tipos?

Aprenda a desentupir o vaso sanitário de forma rápida

Luvas de limpeza de borracha

Existem dois tipos de luva de borracha: a de látex e a nitrílica.

A nitrílica, material fabricado a partir da borracha, é muito resistente a substâncias como o óleo, combustível, tintas e solventes orgânicos, como o álcool 70% e alguns produtos químicos.

Existem as opções descartáveis e para uso frequente, que possuem forro de algodão.

Seus benefícios são:

> Boa durabilidade;

> Maior resistência aos alimentos gordurosos, em comparação à luva de látex.

Já a borracha de látex garante conforto, por ser um material muito maleável e oferece segurança para profissionais de higiene. Por conta disso, é uma luva muito utilizada em indústrias alimentícias, laboratórios e em construções civis.

Essa opção é mais comum em usos domésticos e também existe a opção descartável ou para uso frequente. Seus benefícios são:

> Maleabilidade;

> Resistência contra tipos de cetonas, como vernizes, esmaltes e graxas;

> Boa proteção.

O azulejo também necessita de cuidado na limpeza, confira aqui

Luvas para limpeza pesada

Como mencionamos acima, as luvas de limpeza nitrílicas para uso frequente são reforçadas com forro de algodão e também são impermeáveis, ajudando no isolamento do contato do corpo com produtos tóxicos.

Logo, a luva de limpeza nitrílica é uma das mais indicadas para limpezas pesadas, como na hora de lavar pisos, azulejos ou para remover manchas resistentes.

Não acumule bactérias na esponja da pia, mantenha sempre limpa com estas dicas  

Luvas de limpeza descartáveis

As opções de luvas descartáveis são muitas. Elas estão disponíveis no mercado em materiais como vinil, plástico e borracha. No entanto, o uso desse tipo de luva é mais comum em ambientes de saúde, como em consultórios médicos e odontológicos.

Isso acontece pois a finalidade das luvas descartáveis é justamente proporcionar uma proteção a curto prazo. Pelo fato de os profissionais da saúde lidarem e terem contato com diferentes pessoas o tempo todo, o ideal é optar pela luva de uso único.

Logo, as luvas descartáveis não são voltadas à limpeza doméstica.

Seu armário lavanderia é organizado? Veja dicas

Luvas de limpeza de silicone

As luvas de silicone são uma alternativa sustentável às de plástico, por conta do seu material que é menos nocivo ao meio ambiente quando descartado.

É um material macio e flexível que também atua como isolante térmico e elétrico. Normalmente, esse tipo de luva de limpeza é feita com pequenas cerdas na região da palma da mão, trazendo praticidade ao uso em alguns tipos de limpeza, como lavar a louça e, também, protegendo ainda mais a mão.

s3.amazonaws.com/www.ypedia.com.br/wp-content/uploads/2021/06/22160613/luvas-de-limpeza-silicone-scaled.jpg

Basicamente, seus benefícios são:

> Multifuncional – por conta das cerdas, você pode utilizá-la na limpeza de diversas formas;

> Higiene – é antibacteriana;

> Resistente ao calor e à eletricidade;

> Ecológica – em comparação ao plástico;

> Boa durabilidade – assim como as de borracha.

Como limpar luvas de limpeza?

A parte mais importante para a durabilidade da sua luva de limpeza é a higiene, pois apenas assim ela poderá continuar protegendo você.

O indicado é, logo após alguma limpeza com a luva, lavá-la de imediato com água e sabão – mesmo se você estiver a usando – e secá-la com papel-toalha.

Depois, passe álcool em gel nas luvas e, então, as remova da sua mão. Deixe que elas sequem em um local arejado, para evitar proliferação de fungos e mofo e guarde também em um local arejado.

Se repetir esse processo sempre que usar, fique com a consciência tranquila, pois sua luva estará sempre higienizada e pronta para novas limpezas!

Leia também: Como deixar os vidros brilhando

Conheça os produtos de limpeza Ypê, ideais para manter a sua casa limpa com segurança. É só clicar aqui!

Você achou esse artigo útil?

Luvas de limpeza: conheça os tipos e saiba como higienizar