Máquina de lavar roupa

Praticidade nos afazeres domésticos podem render o tempo que você precisa para fazer algo do seu interesse. A máquina de lavar é um destes recursos. Saiba aqui o que levar em conta para escolher a melhor opção para as suas necessidades.
Máquina de lavar roupa

Lavar roupa dá trabalho e leva tempo: deixar de molho, esfregar, enxaguar, deixar de molho mais um tempo com o amaciante, enxaguar mais uma vez, retirar o excesso de água, torcer com delicadeza, estender…

Apesar do processo manual ainda ser indicado para algumas peças delicadas, a máquina de lavar roupa, ou lavadora, como também é chamada, é uma aliada imprescindível na rotina moderna. Neste artigo, você vai descobrir:

  • Os modelos de máquina de lavar roupa
  • A capacidade da máquina de lavar roupa (qual é mais indicada para você: 8, 10 ou 15 kg?)
  • Quais produtos podem ser usados na máquina de lavar roupa?
  • Como lavar roupa na máquina? (Quando é preciso separar peças de bebê ou por cores
  • Como limpar máquina de lavar roupa?

O que é máquina de lavar roupa?

As lavadoras variam de acordo com a capacidade, o tamanho, os programas, o consumo de energia e de água. É importante atentar para as descrições dos fabricantes na hora de escolher qual máquina comprar. Outra diferença é o tipo de abertura: superior (top load) e frontal (front load).

Qual é a diferença entre os modelos de máquina de lavar roupa?

A máquina de lavar roupa com abertura frontal (front load ) é aquela que tem a “porta” na frente, por onde se coloca a roupa. Ela funciona pelo sistema de tombamento, no qual as peças se movem para cima e para baixo contra a água e as paredes do cesto.

A principal vantagem é que esse sistema agride menos a roupa, sendo, portanto, mais recomendado para roupas delicadas. A desvantagem é que o modelo não permite abrir a porta da máquina durante a lavagem (isso inundaria a sua área de serviço!). Então, certifique-se de que pegou todas as roupas sujas da casa antes de ligar a sua máquina.

Já a máquina de lavar roupa com tampa em cima (top load) funciona por agitação. As peças se agitam e entram em atrito direto com o eixo central com pás durante o processo de lavagem. As vantagens da top load são: poder abrir a tampa a qualquer momento da lavagem para acrescentar outras peças, não precisar de espaço extra para abertura de porta nem se abaixar para colocar e retirar as roupas.

Existem ainda as máquinas de lavar semiautomáticas, conhecidas como “tanquinho”. Elas também têm abertura superior, mas funcionam pelo sistema de turbilhonamento da água. Ou seja, é a água que se move para limpar as peças.

Capacidade da máquina de lavar roupa

A capacidade da máquina de lavar roupa se refere à quantidade em quilos de roupas que ela consegue lavar por ciclo. Ao escolher, tenha em mente o número de pessoas que vivem na mesma casa, para calcular o tamanho ideal para você.

O Inmetro mede essa capacidade a partir da carga padrão, que considera lençóis, fronhas e toalhas de algodão. No dia a dia, a quantidade de roupas que cabe vai variar conforme o volume da peça. Por exemplo, um edredom pode pesar pouco, mas tem um grande volume.

Abaixo, você confere a tabela de peso estimado por peça de roupa.

Máquina de lavar roupa 8 kg

As máquinas de lavar com oito a nove quilos de capacidade costumam ter as mesmas funções que os modelos maiores.

Como vantagens do modelo de 8 kg, temos: preço (costumam ser mais baratas) e tamanho (mais compactas, ocupam menos espaço na sua área de serviço). Como desvantagem, lava menos roupas por vez. Por isso, a lavadora de 8 kg é mais recomendada para casas com até 3 pessoas.

De acordo com o Inmetro, as máquinas 8 kg têm capacidade para lavar três lençóis, 12 fronhas e 25 toalhas de rosto.

As máquinas costumam ter marcadores sobre a quantidade de sabão, amaciante e alvejante, mas é fundamental observar a indicação no rótulo do produto também, pois a quantidade varia conforme o grau de sujeira e a concentração do sabão.

A dosagem padrão dos produtos Ypê é calculada para lavagens de 8 kg de roupa. Assim, recomenda-se:

    • Tixan Ypê pó: 100 g
    • Tixan Ypê líquido: 83 ml
    • Tixan Ypê pro pó: 100 g
    • Tixan Ypê pro líquido: 83 ml
    • Amaciante comum: 80 ml
    • Amaciante concentrado: 20 ml

Máquina de lavar roupa 10 kg

Um pouco maiores, as lavadoras com capacidade de 10 quilos são recomendadas para casas com até 4 pessoas. Normalmente, máquinas a partir de 10 kg já comportam cobertores e edredons.

Segundo a tabela do Inmetro, as máquinas de 10 kg de capacidade lavam 4 lençóis, 16 fronhas e 28 toalhas de rosto.

Se a sua máquina for deste tamanho, a dosagem indicada para sabão e amaciante será 25% a mais que as das máquinas de 8 kg. Confira dosagem recomendada na tabela abaixo.

Máquina de lavar roupa 12 kg

As máquinas de lavar com capacidade de 12 quilos são indicadas para casas com quatro pessoas, mas quantidade de roupa mais frequente. Por exemplo, crianças em idade escolar, atletas, enfim, grupos ou famílias que sujam mais peças semanalmente.

Segundo a tabela do Inmetro, as máquinas de 12 kg comportam: 6 lençóis, 17 fronhas e 30 toalhas de rosto.

Se a sua máquina tem capacidade para 12 kg de roupa, a quantidade de sabão e amaciante indicada será 50% maior que a padrão. Confira dosagem recomendada na tabela abaixo.

Máquina de lavar roupa 15 kg

As máquinas de lavar com capacidade para 15 kg ou mais são recomendadas para casas com mais de 5 pessoas e grande fluxo de roupa suja. Ou também para quem prefere reunir uma quantidade maior de roupas em uma única lavagem semanal, e assim economizar água e energia elétrica.

As máquinas maiores, com capacidade de 15 kg ou mais, também são boas para lavar edredons e cobertores maiores, tamanho king.

Segundo a tabela do Inmetro, as máquinas de 15 kg lavam: 7 lençóis, 21 fronhas e 42 toalhas de rosto.

Para lavar uma quantidade maior de roupas, também é necessário aumentar a quantidade de sabão e amaciante. Na máquina de 15 kg, calcule quase o dobro (87% a mais) das dosagens recomendadas nos rótulos dos produtos. Confira dosagem recomendada na tabela abaixo.

Quantidade de roupa por lavagem

Você não precisa ter uma balança na área de serviço para pesar as peças na hora de lavar. Afinal, a quantidade de roupas que você poderá lavar por vez varia também conforme o volume das peças. Por exemplo: apesar de pesar em média apenas 2 kg, um edredom pode ocupar a máquina inteira na hora da lavagem.

Uma boa dica para sua máquina funcionar bem é deixar pelo menos um palmo de espaço vazio. Algumas máquinas de abertura superior indicam com uma linha o limite do volume de roupas.

De qualquer forma, saber o peso estimado das peças ajudará você a fazer um bom uso da sua lavadora. Confira aqui o peso de algumas roupas mais comuns.

Peso das roupas mais comuns

Roupas diárias

Peças em jeans

Cama, mesa e banho

Camisa = 300 g

Calça jeans = 700 g

Edredom casal = 2 kg

Camiseta = 200 g

Bermuda jeans = 400 g

Lençol casal = 800 g

Conjunto de moletom = 700 g

Short jeans = 300 g

Fronha = 100 g

Vestido = 200 g

Jaqueta jeans = 400 g

Pano de prato = 50 g

Blusa feminina = 150 g

Toalha de mesa = 300 g

Roupas íntimas = 50 g

Toalha de banho = 500 g

Pijamas = 300 g

Fonte: Consul

Leia também: Dicas Ypê para lavagem de roupas

Quais produtos podem ser usados na máquina de lavar roupa?

Não despeje produtos diretamente sobre as roupas. As máquinas de lavar indicam os compartimentos a serem usados com cada finalidade. As quantidades devem ser observadas respeitando as concentrações que estão nos rótulos dos produtos.

Sabão em pó

A quantidade de sabão em pó para a lavagem em uma máquina de 8 kg é de 100 gramas. Uma dica: experimente diluir em água antes de colocar no dispenser. Assim, você reduz o risco do sabão se acumular e grudar na roupa ou na própria máquina.

Se você usar muito mais sabão do que o necessário na lavagem, além de gastar mais produto, também gastará mais água e energia para enxágue.

Sabão líquido

A principal vantagem do sabão líquido é que ele se mistura mais facilmente na água, não correndo o risco de grudar na roupa. Além disso, não gruda no dispenser, deixando a higienização da máquina de lavar mais prática.

O sabão líquido concentrado é uma opção sustentável, pois permite mais lavagens com menor quantidade do produto. Assim, utiliza-se menos plástico para fazer embalagens. Legal, né?

Mas não adianta comprar o concentrado e usar na mesma quantidade do tradicional! Respeite as dosagens indicadas no rótulo. Assim, você evita o desperdício de produto e também de água e de energia na hora do enxágue.

Amaciantes

Apesar de não ser de uso obrigatório para a lavagem das roupas, o amaciante é que vai deixar aquele cheirinho bom por tempo prolongado e o tecido mais suave ao toque.

Atenção aqui também para não exagerar. Com o amaciante Ypê da linha tradicional, a quantidade indicada é de 80 ml (uma tampinha cheia) para uma lavagem de 8 kg. No concentrado, bastam 20 ml para deixar suas roupas macias e cheirosas.

Se usado em excesso, o amaciante pode se acumular na borracha da máquina, e com o passar do tempo, danificá-la. Além disso, exagerar no amaciante pode causar o efeito contrário do desejado: se não for bem enxaguada, a roupa fica dura.

Quantidade de produto (sabão, amaciante) X Capacidade da máquina de lavar roupa

Atente sempre para a dosagem recomendada, cuidando para não exagerar. Mais sabão não significa necessariamente roupa mais limpa. Pelo contrário: o excesso de espuma reduz o atrito necessário para remover a sujeira das peças.

Além disso, sua máquina precisará de mais enxágues (mais água e mais energia) para remover o excesso de espuma. Se por acaso você exagerar na dose e sua máquina começar a transbordar espuma, a dica caseira é jogar sal na própria espuma. Mas você só consegue fazer isso nas máquinas de abertura superior.

As máquinas de abertura frontal mais modernas têm sensores que detectam o excesso de espuma. Nesse caso, elas interrompem a lavagem normal para fazer os enxágues extras.

Dica: a quantidade de espuma também tem a ver com a qualidade do sabão – os de boa qualidade vão gerar a quantidade certa de espuma. Confira na tabela abaixo a quantidade de produto sugerida da linha Ypê, considerando o uso da capacidade total da sua máquina.

Quantidade de produto Ypê X Capacidade da máquina de lavar roupa

8 kg

10 kg

15 kg

Tixan Ypê pó

100 g

125 g

187 g

Tixan Ypê líquido

83 ml

103 ml

155 ml

Tixan Ypê pro pó

100 g

125 g

187 g

Tixan Ypê pro líquido

83 ml

103 ml

155 ml

Amaciantes comuns

80 ml

100 ml

150 ml

Amaciante concentrado

20 ml

25 ml

37 ml

Leia também: Cheirinho de roupa limpa

Alvejantes

O uso de água sanitária ou de alvejantes com cloro pode danificar a fibra dos tecidos. Para roupas, o mais indicado são os alvejantes sem cloro, que contêm água oxigenada em vez de cloro e, assim, preservam melhor os tecidos.

Além da água oxigenada, os tira-manchas possuem enzimas que agem mais profundamente na sujeira eliminando as manchas mais difíceis. A dica é acrescentar o tira-manchas junto ao sabão na máquina de lavar roupa, para potencializar a limpeza.

Para a versão em pó do Tira-Manchas Tixan Ypê , a dose para uma lavagem é de 60 g (duas medidas). Se a opção foi o tira-manchas Tixan Ypê líquido, 100 ml (½ copo americano) são suficientes.

Como lavar roupa na máquina?

As máquinas de lavar estão aí para facilitar nossa vida, então o mínimo que esperamos é que a operação seja fácil. E é! Mas também não é só jogar todas as roupas sujas na máquina e pronto. Alguns segredinhos são importantes para a lavagem ser mais eficaz e para preservar suas roupas e sua máquina por mais tempo.

A dica de ouro é: lave separadamente as roupas brancas, pretas e coloridas. Ah, vale lavar separadamente as roupinhas do bebê! Aí sim, roupas separadas, coloque na máquina, escolha o ciclo mais apropriado para o tipo de sujeira e tecido e é só esperar!

Para identificar o tipo de ciclo, leia a etiqueta da roupa! Aliás, leia aqui: Você sabe o que significam os símbolos de lavagem nas etiquetas das roupas?

Como lavar roupa de bebê

A cena do varal cheio de roupinhas de bebê, antes mesmo do nascimento é um clássico, não é? Lavar as roupas antes do primeiro uso é importante para tirar poeira e resíduos das roupas novas.

O bom é que essa lavagem pode ser feita na máquina. Para isso, basta que a máquina de lavar roupa esteja bem higienizada.

Depois disso, pelo menos até um ano de idade, é indicado lavar as roupas do bebê separadamente. Como eles ainda têm a pele muito sensível, é recomendado que se use sabão neutro, de glicerina ou de coco, e de preferência não usar amaciante.

A maioria das máquinas já tem a opção “roupas de bebê” ou “roupas delicadas”. Utilize sempre, pois as peças costumam ser realmente delicadas.

Em casos de sujeira muito grande, seja porque a fralda não segurou tudo (quem viveu, sabe!), seja porque já começou a introdução alimentar, é importante retirar os excessos antes de colocar na máquina.

Como lavar roupa branca

As roupas brancas requerem muito cuidado, pois podem manchar ou amarelar facilmente. É fundamental lavá-las separadamente para que elas não absorvam pigmentos das roupas coloridas.

E colocar de molho com água sanitária, pode? Essa técnica é um clássico da vovó e pode realmente tirar algumas manchas, mas acelera o amarelamento e o desgaste do tecido. Então, melhor não.

Outros segredos antigos, no entanto, ainda são válidos: misturar um pouco de bicarbonato de sódio, vinagre branco e água quente ajuda a remover manchas amareladas. Era comum antigamente deixar de molho no sol com essa misturinha, ou com sabão de coco. É o famoso “quarar a roupa”. O sol, nesse caso, cumpre a função semelhante à da água quente.

Mas para quem busca praticidade e efetividade, já tem tecnologia para isso: os alvejantes sem cloro, ou tira-manchas, podem ser aplicados no local da sujeira antes da lavagem ou mesmo misturado com o sabão normal – e para facilitar ainda mais o seu trabalho, a Ypê te ajuda com os produtos mais modernos do mercado de limpeza.

Algumas máquinas também têm ciclos especiais para roupas brancas. Se a sua tem, aproveite! Se for um modelo mais simples, colocar a roupa branca de molho também é muito eficiente.

Como lavar roupa preta

Para as roupas pretas, fuja da água quente! E também evite deixar de molho para que elas não desbotem. Prefira água fria e sabão líquido.

Separe os tipos de tecido. Peças de moletom, apesar de serem da mesma cor, podem soltar fiapos que grudam em tecidos mais finos.

O ideal é lavar as roupas pretas com a máquina e o filtro devidamente higienizados para que não fiquem com fiapos grudados. Outra boa dica é lavar do lado avesso, para que, se ainda houver fiapos, não grudem no lado visível da roupa.

Uma dica caseira: acrescente sal (o de cozinha mesmo) na primeira lavagem. Ele ajuda a evitar que os corantes se desprendam do tecido.

Como lavar roupa colorida

Antes de lavar roupas coloridas (especialmente as novas) na máquina é recomendável testar se ela vai soltar tinta ou não. Veja como fazer:

Pegue uma parte menos visível da peça e umedeça com água quente. Envolva essa parte com um pano branco e passe o ferro quente. Se o pano ficar manchado, melhor lavar a peça separadamente, para que não manche as peças mais claras. Repita o teste antes da segunda lavagem, até que ela possa ser lavada junto com as demais.

De resto, as dicas são parecidas com as das roupas pretas: água preferencialmente fria, evitar deixar muito tempo de molho, lavar do lado avesso e usar uma colher de sal para evitar o desbotamento.

Leia também: Como remover manchas de gordura das roupas

Como limpar a máquina de lavar roupa?

Como limpar a máquina de lavar roupa? 

Para lavar bem e funcionar por mais tempo, sua máquina de lavar roupa também precisa passar por uma limpeza periódica, pelo menos uma vez por mês. Isso envolve lavar a parte interna, externa e também o filtro. Mas não se assuste: lavar a máquina de lavar é mais simples do que parece.

Limpeza externa

Limpar a parte externa da sua lavadora é a parte mais fácil: seja branca ou em inox, basta usar um pano úmido ou com um pouquinho de detergente para remover a sujeira. Evite produtos muito abrasivos que possam danificar a superfície.

Nas máquinas de abertura frontal, vale, a cada lavagem, passar um pano úmido na porta e na borracha para retirar fiapos e fios de cabelo.

Limpeza interna

Verifique se a sua máquina tem a função autolimpeza. Se tiver, é só programar conforme as instruções do manual.

Dica: nas máquinas mais modernas, você pode baixar o manual no site das fabricantes.

Se não tiver a função autolimpeza, acrescente 500 ml de água sanitária no cesto da máquina de lavar roupa e acione ciclo de lavagem mais longo, com o nível de água mais alto e agitação turbo. Para máquinas maiores, você pode aumentar a quantidade de água sanitária.

Para lavar os dispensers que tiverem acumulado sabão ou amaciante, utilize uma escovinha com alvejante.

Dica: experimente utilizar pincel para limpar os cantinhos que a escova não alcança.

Limpeza do filtro

O ideal é que o filtro de fiapos seja limpo a cada lavagem, para que os fiapos não voltem para as roupas nas lavagens seguintes. Para limpar, não tem mistério:

Retire o filtro da sua máquina (confira no manual da sua máquina como fazer) e lave em água corrente. Se for necessário, utilize a escovinha ou pincel para alcançar os cantos mais difíceis.

Observação:

Se as roupas ficam com bolinhas pretas após a lavagem, pode ser sinal de que a camada de sujeira/resíduos de produtos entre o tambor e a estrutura da máquina de lavar roupa está muito grande. Nesse caso, deve-se chamar um técnico para fazer a limpeza. Combinado?

Você achou esse artigo útil?

Máquina de lavar roupa